Influência dos fatores abióticos nos seres vivos

Será que fatores físicos e químicos alteram a vida dos seres vivos?

O que são fatores abióticos? Os fatores abióticos são todos os fatores físicos ou químicos que podem influenciar os seres vivos em um ambiente. Entre eles podemos citar a luz e a radiação solar, a temperatura, o solo, a água, o vento e a pressão atmosférica.

Cada população tem a influência do meio ambiente que a cerca, no ambiente de uma floresta os fatores mais relevantes podem ser o clima e o solo, já num ambiente marinho, esse fator pode ser a luminosidade e salinidade da água.

Fatores físicos

O Sol é um fator abiótico de extrema importância para os seres vivos, é ele que garante luz, energia em forma de radiação indispensável para a fotossíntese , e temperatura para nosso planeta.

Os fatores climáticos como a chuva, a umidade relativa do ar e o vento também influenciam muito a vida dos seres vivos. Um ambiente com clima muito extremo requer adaptações para a sobrevivência.

As condições atmosféricas podem ser devastadoras para o equilíbrio dos ecossistemas em intensidades variadas. Enquanto ciclones e tufões possuem consequências desastrosas, as marés e massas de ar, por exemplo, trazem consequências mais brandas.

O solo possui tanto uma porção biótica composta por microrganismos quanto uma abiótica proveniente das formações rochosas. Além disso, ele é substrato para muitas plantas, pode servir de abrigo para animais e participar de vários ciclos biogeoquímicos.

Fatores químicos

Os nutrientes necessários aos seres vivos são os fatores químicos do meio ambiente.

Os sais minerais são importantes para equilibrar a homeostase (habilidade de manter o meio interno em um equilíbrio quase constante, independentemente das alterações que ocorram no ambiente externo) dos seres vivos. Os fosfatos também são importantes para a formação de ácidos nucleicos.

Além disso, os ciclos biogeoquímicos realizam a ciclagem de nutrientes e conservam o fluxo de energia ativo para manter o equilíbrio dos ecossistemas.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.