INSS vai depositar 14° salário até o fim do ano?

Abono natalino extra para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS está em discussão no Congresso Nacional.

Aposentados, pensionistas e outros segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) continuam incertos sobre a liberação do 14º salário. A proposta cria um abono natalino extra para o grupo, já que o pagamento do seu 13º foi antecipado em 2020 e 2021.

O Projeto de Lei 4.367 foi aprovado recentemente pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, aumentando as esperanças de milhões de famílias. Agora, o texto segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

A antecipação do 13º salário do INSS foi uma medida adotada para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 do grupo. Contudo, ela deixou os segurados sem o valor que precisam para terminar o ano com mais tranquilidade.

14° salário do INSS sai em 2021?

Para que seja liberado, o projeto ainda precisa da aprovação da CCJ e do Senado Federal. Se não houver nenhuma mudança no texto, ele passa a depender apenas da sanção do presidente Jair Bolsonaro.

No entanto, considerando a proximidade do fim do ano e que o foco do governo federal voltado para o programa Auxílio Brasil, é pouco provável que a medida saia ainda em 2021. A previsão no momento é que o dinheiro será liberado em março dos anos de 2022 e 2033.

Sobre o 14º salário

A proposta prevê o pagamento do abono extra para aposentados, pensionistas e beneficiários do auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão. Quem recebe BPC (Benefício de Prestação Continuada) e outros benefícios que não geram 13º salário ficariam de fora do programa.

O valor do pagamento será equivalente a até dois salários mínimos, independente da remuneração mensal do segurado. Com o reajuste previsto para 2022, o piso nacional pode chegar a R$ 1.210,44, seu maior aumento dos últimos seis anos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.