Pura diversão! Jogos para passar o tempo em casa com os filhos

Em tempos de quarentena, é importante brincar e se divertir com as crianças. Conheça algumas brincadeiras para passar o tempo em casa com os filhos.

Passar um tempo em casa pode ser sinônimo de descanso para muitas pessoas, mas para as crianças isso significa brincar.

Durante as férias, ou necessidades externas que exijam a permanência em casa, as crianças podem se entreter com seus brinquedos, desenhar, fazer cabanas na sala de casa e se divertir com seus familiares.

Para brincar não é exigido um planejamento prévio, grande produção ou lugar certo. O que importante mesmo é se divertir!

Além disso, as brincadeiras são momentos especiais para interação entre pais e filhos, assim como são necessárias para o desenvolvimento da personalidade e afetividade da criança.

É assim que elas começam a se expressar, aprendem a lidar com o mundo e expandem sua criatividade. Brincar é importante, pois ajuda as crianças nesses processos.

Pensando nisso, veja 10 jogos para passar o tempo e brincar em casa com os filhos.

Jogo da memória

Jogos para a família: Jogo da memória
Jogos para a família – Jogo da memória

O jogo da memória é um dos jogos mais conhecidos e tradicionais na família. O legal dessa opção é que pode ser realizado com o jogo físico, mas caso você não possua um em sua casa, é possível encontrar na internet.

É interessante fazer uma competição de jogo da memória em grupo ou disputa individual. Quem fizer mais pontos nessa brincadeira vence.

Jogo dos 7 erros

Jogos para a família: Jogo dos 7 erros
Jogos para a família – Jogo dos 7 erros

Existem diversas possibilidades para se realizar o jogo dos 7 erros. A primeira delas é imprimir materiais prontos da internet para essa brincadeira.

Outra maneira é fazer isso com cenários da sua própria casa. Para isso, escolha um cômodo da casa que possua mais objetivos, como um lugar com estante cheia de enfeites, em seguida peça para os participantes olharem com atenção todos os detalhes.

O próximo passo e retirar todos da sala e trocar 7 itens do lugar. Chame todos de volta e inicia a brincadeira. A pessoa que acertar mais pontos vence.

Jogo do tato

Essa brincadeira é bastante interessante por trabalhar a imaginação e o tato dos participantes.

O jogo do tato é feito com uma pessoa escolhendo um objeto, enquanto outro está vendado. Este deverá adivinhar o que lhe for entregue nas mãos, sem olhar. Use a criatividade para escolher objetos mais difíceis de acertar.

Para começar, reúna todos em um círculo e explique a brincadeira. Após isso, estabeleça uma ordem onde cada um terá sua vez de escolher o objeto, enquanto o outro fica vendado. É interessante estipular um tempo, como 40 segundos, para dificultar a brincadeira.

Os participantes devem descobrir o objeto apenas com o tato, nada de olhar! Ganha a brincadeira quem acertar mais objetos.

Jogo de tabuleiro

Jogos para a família: Jogos de tabuleiro
Jogos para a família – Jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiro são sempre uma opção fácil e divertida para brincar em família.

Para isso é necessário ter algum desses jogos, como jogos de pergunta, imobiliário, xadrez, dominó, detetive, dama, entre muitos outros.

Esses jogos são bastante divertidos e aumentam a interação entre a família.

Jogos de dança

Os jogos de dança se popularizaram e, além de proporcionar diversão, também fazem com que todo mundo levante do sofá.

Não é preciso ter um videogame para utilizar esses jogos. Algumas plataformas, como o Just Dance Now, possibilitam jogar com ajuda de uma televisão e de um smartphone.

Jogo de mímica

Jogos para a família: Brincadeira de mimica
Jogos para a família – Brincadeira de mimica

O jogo de mímica é outra opção muito divertida. Para brincar é necessário encontrar uma lista de mímica na internet ou alguém de fora da brincadeira deve fazer previamente uma lista com opções de ações e recorte em papéis sorteados.

Os participantes devem ser divididos em equipe e jogar um de cada vez. O primeiro participante deve pegar um dos papéis sorteados e realizar a mímica para sua equipe em um tempo determinado, por exemplo, 1 minuto marcado no cronômetro.

Após esse tempo, se os jogadores do time acertarem a mimica, ganham um ponto, se errarem é a vez da próxima equipe tentar acertar outro papel. A equipe que acertar mais mímicas ganha o jogo.

Jogo de quem sou eu?

Jogos para a família:Jogo "Quem sou eu?"
Jogos para a família – Jogo “Quem sou eu?”

Essa brincadeira é muito simples e divertida. Para realizá-la é preciso dispor de pequenos papéis, como Post-it (papel adesivo).

Cada participante deve escrever algum nome de animal, ou objeto, personagem, filme, comida, cantor, ator, entre outras possibilidades, para a pessoa que está a sua esquerda, sem deixá-lo ver.

Após escrever coloque o papel na testa da pessoa que está ao lado e inicie o jogo.

As regras são que cada um receberá 10 oportunidades de perguntas para adivinhar o que está em sua testa.

Exemplos: “Eu estou vivo?”, “Tenho 4 patas?”, “Sou de um desenho animado?”.

Ganha os jogadores que acertarem primeiro o que está escrito no seu papel.

Complete o desenho

Jogos para a família: Complete o desenho
Jogos para a família – Complete o desenho

Nessa brincadeira os únicos materiais necessários são uma folha de papel e lápis. Todos devem sentar em volta de uma mesa ou no chão.

Uma pessoa deve ter os materiais em mãos e fazer um traço ou uma estrutura do que vier em sua cabeça, de maneira abstrata. Em seguida, deverá passar a folha para alguém que estiver ao seu lado, que também deverá fazer algum traço.

Após algumas rodadas, o desenho terá uma forma e feição bem engraçada. Analisem o que parece e criem histórias sobre o desenho final.

Caça ao tesouro

Jogos para a família: Caça ao tesouro
Jogos para a família – Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é sempre muito interessante e pode se transformar em uma aventura. Para isso, é preciso espalhar pistas com histórias interessantes pela casa que levem a um prêmio escondido em algum lugar. A família toda pode se divertir nessa grande busca.

História maluca

Essa brincadeira envolve a criação de uma história aleatória. Para isso, todos devem sentar juntos em círculo. Será disponibilizada uma única folha de papel e uma caneta para a brincadeira.

A primeira pessoa a brincar deve escrever uma pergunta, dobrar a parte onde escreveu e passar a folha para o lado. A segunda participante, deverá ler a pergunta e escrever uma resposta maluca, dobrar, escondendo sua resposta, e passar para a outra pessoa.

A terceira pessoa poderá abrir apenas uma aba e fazer uma pergunta para o que ela acha que seria aquela resposta. O próximo participante irá abrir uma aba, que será a pergunta anterior e respondê-la.

Assim, cada participante irá abrir apenas uma aba e responder uma pergunta ou fazer uma pergunta para a resposta anterior. Ao fim, todos devem ler a história e dar gargalhadas, pois com certeza será muito engraçada.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.