Judô

O judô é o sucessor do jujutsu e foi fundado pelo Dr. Jigoro Kano em 1882.

Judô é uma arte marcial e esporte de combate, que se originou no Japão. O esporte é um sistema de combate desarmado que tem como objetivo de arremessar, imobilizar ou fazer com que o oponente ceda aplicando pressão para armar as articulações ou o pescoço.

As técnicas de judô destinam-se a transformar a força de um oponente em vantagem própria, em vez de confrontá-lo diretamente. Os rituais que envolvem a prática do judô promovem uma atitude de calma e confiança.

O judô é o sucessor do jujutsu e foi fundado pelo Dr. Jigoro Kano em 1882. A filosofia básica é “use a potência de alguém para um bom propósito” e “a própria pessoa e os outros compartilham prosperidade mútua.” A essência da teoria do judô é: O propósito do judô não é meramente conquistar a vitória por causa da vitória, mas disciplinar a mente, o corpo e cultivar a própria espiritualidade.

História e Filosofia

Judo em kanji
Judô em kanji

O armamento e as artes de luta sempre ocuparam um lugar na cultura japonesa. O Nihon Shoki (Crônicas do Japão, 720 d.C) contém uma das primeiras referências às artes combativas japonesas, descrições do chikara kurabe (“disputas de força”) que supostamente haviam sido realizadas em tempos ainda mais antigos.

No início do século XVI, existiam muitas ryu marciais (“escolas”). Durante o século XVII, o Japão experimentou um longo período de paz doméstica, e a classe guerreira gradualmente perdeu seu papel predominantemente marcial.

As artes marciais (bugai) que se originaram com os guerreiros foram eclipsadas por disciplinas espirituais, as formas marciais desenvolvidas pelos plebeus.

Jujutsu é um termo genérico comumente aplicado a todos os sistemas japoneses de combate corpo-a-corpo nos quais o operador está minimamente armado.

Para os guerreiros, o jujutsu era uma forma secundária de combate para apoiar o uso de uma espada ou outra arma na batalha. À medida que a classe guerreira se tornou menos importante, o jujutsu passou a ser caracterizado por métodos de combate desarmado que eram úteis na vida civil.

Kano Jigoro

O início da história do judô e de seu fundador, o polímata e educador japonês Kano Jigoro (1860-1938), são inseparáveis. Kano nasceu em uma família distinta na vila de Mikage.

Kano era o terceiro filho e desde sua infância mostrou uma inteligência excepcional. Quando seu pai foi chamado para ir até Tóquio pelo novo governo Meiji, Kano Jigoro o acompanhou. Kano era pequeno e frágil e era frequentemente espancado por outros jovens.

Jigoro Kano
Jigoro Kano

No entanto, Kano foi extraordinariamente perspicaz e também curioso sobre o jujutsu de sua época. Ele começou a perseguir o jujutsu aos dezessete anos, mas teve dificuldade em encontrar um professor que o aceitasse como um estudante sério.

Quando ele tinha dezoito anos, seu pai garantiu-lhe um lugar na segunda turma da Universidade Imperial de Tóquio, como estudante de literatura.

Ele continuou seus esforços em artes marciais, eventualmente se tornando aluno de Hachinosuke Fukuda, um mestre do Tenjin Shinyo-ryu e ancestral da famosa judoca nipo-americana Keiko Fukuda (uma das mais antigas alunas sobreviventes de Kano).

Dizem que quando Kano pediu ao Mestre Fukuda, em sessão de treinos para aprender a derrubar o oponente, Fukuda respondeu: “Através de muita prática você naturalmente entenderá como fazer isso”.

Pouco mais de um ano depois que Kano ingressou na escola de Fukuda, seu mestre ficou doente e morreu logo depois. Kano então se tornou um estudante em outra escola Tenjin Shinyo-ryu, a de Masatomo Iso. Seu novo mestre colocou mais ênfase no treino formal do que Fukuda.

Através da dedicação, Kano rapidamente ganhou o título de shihan (mestre), e tornou-se instrutor assistente da escola de Iso aos 21 anos de idade.

Iso também ficou doente, e Kano, sentindo que ainda tinha muito a aprender, adotou outro estilo, tornando-se um estudante de Tsunetoshi Iikubo, de Kito Ryu. Como Fukuda, Iikubo encorajou treinos livres, e Kito Ryu colocou muito mais ênfase nas técnicas de arremesso do que nas técnicas formais de jujutsu.

Kano começou a conceber novas técnicas, tais como a Kata-guruma e o Uki-goshi. A partir de sua experiência com os ensinamentos de Tenjin Shinyo-ryu, Kano decidiu fazer mais do que construir sobre as técnicas de Kito e Tenjin Shinyo-Ryu.

Cheio de novas ideias, parcialmente como resultado de sua educação, Kano tinha em mente uma grande reforma do jujutsu, com técnicas baseadas em princípios científicos sólidos e com foco no desenvolvimento do corpo, mente e caráter de homens jovens, além do desenvolvimento de proezas marciais.

A palavra “judô” é composta de dois kanji : “jū”, que significa gentileza, e “dō”, caminho ou estrada. Assim, Judô significa literalmente “o caminho suave”, ou “o caminho da desistência”, e também pode ser definido como “o caminho da flexibilidade”.

O judô toma do jujutsu (“arte suave”) o princípio de usar a força de um oponente contra ele e de se adaptar bem às circunstâncias em mudança.

Combate

O judô assume que existem duas fases principais de combate: a fase em pé (tachi-waza) e a fase em solo (ne-waza). Cada fase requer suas próprias técnicas, estratégias e condicionamento; embora algum treinamento especial seja dedicado a técnicas “transicionais” para preencher a lacuna.

Alguns judocas podem ser bastante habilidosos em uma fase e fracos na outra, dependendo de seus interesses, embora a maioria esteja equilibrada entre os dois.

O equilíbrio do Judô entre as fases de combate em pé e no solo dá a um judoca a capacidade de derrubar oponentes que estão em pé e, em seguida, imobilizá-los no chão.

Uniforme

Os judocas usam uniformes de algodão branco chamados judogi (que significa “uniforme de judô” em japonês) para praticar o esporte, que são uma espécie de Kimono. Às vezes a palavra é vista abreviada simplesmente por gi (“uniforme”).

Kimono usado no Judô
“Kimono” usado no Judô

Este judogi foi criado no Kodokan e uniformes similares foram posteriormente adotados por muitas outras artes marciais.

O judogi consiste em uma calça de algodão com cordão branco e uma jaqueta de algodão acolchoada branca presa por um cinto colorido indicativo da classificação. A jaqueta é destinada a suportar as tensões de arremessos e lutas, e é, como resultado, é bem espessa.

Na competição, um judogi azul é atribuído a um dos dois judocas concorrentes para que juízes, árbitros e espectadores possam distinguir entre os oponentes com mais facilidade.

Técnicas

O judô inclui uma variedade de rolagens, quedas, arremessos, travas nas articulações e métodos de imobilização. Existem técnicas permanentes (tachi-waza), técnicas de sacrifício (sutemi-waza), técnicas de mão (te-waza), técnicas de quadril (koshi-waza) e técnicas de pé/perna (ashi-waza).

Um detalhe é que as técnicas de sacrifício são divididas naquelas em que o atirador cai diretamente para trás (ma-sutemi-waza) e aqueles em que ele cai de lado (yoko-sutemi-waza).

As técnicas de base dividem-se em: Ataques contra as articulações (kansetsu-waza), estrangulamentos (shime-waza) e técnicas de retenção ou imobilização (osaekomi-waza).

No randori (prática livre), os judocas podem atacar uns aos outros com qualquer técnica de arremesso do judô. Técnicas como chutes e socos, juntamente com técnicas de faca e espada são mantidas no kata ensinado ao judô mais graduado (por exemplo, no kime-no-kata), mas são proibidas na competição (e geralmente proibidos nas práticas livres), por razões de segurança.

Também por razões de segurança, estrangulamentos, travamento de articulação e técnicas de sacrifício (sutemi), que podem ser mortais, estão sujeitos a restrições de idade ou classificação.

Quadra de Judô

A área de competição tem no mínimo 14m x 14m e é dividida em duas zonas. A zona interna chamada de área de combate é um mínimo de 8m x 8m até um máximo de 10m x 10m. A zona externa é a área de segurança e tem um mínimo de 3m de largura.

Quadra de Judô
Quadra de Judô
A área de competição é de cor diferente da área de segurança.
  • Tatamis

A área de competição é coberta por um Tatame ou material similar. O Tatame é feito de espuma prensada e tem 1m x 2m ou 1m x 1m.

  • Plataforma

A plataforma é opcional e é feita de madeira maciça. Mede aproximadamente 18m x 18m. Ao usar uma plataforma, recomenda-se que a área de segurança tenha no mínimo 4m de largura em torno da área de competição.

Graduação

Os judocas são classificados de acordo com sua habilidade e conhecimento de judô, sendo a nota refletida pela cor da cinta. Existem duas divisões de notas, as notas dos alunos (kyu) e as notas mestres (dan). Kano Jigoro foi o inventor do sistema de graduação kyu – dan, que logo foi adotado por outras artes marciais, como o karatê.

Graduação do Judô
Tabela de Graduação do Judô

Cada organização em um país tem suas próprias cores para o avanço do cinto. Kano estabeleceu seis graus de kyu, embora em muitos países haja mais.

Os seis graus são rokyu, gokyu, yonkyu, sankyu, nikyu e ikkyu. Kano também montou um sistema de dez graus para graduações de mestres ou faixas pretas. Os dez graus são shodan, nidan, sandan, yodan, godan, rokudan, shichidan, hachidan, kudan e judan.

Faixas do Judô
Faixas do Judô
você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.