Kiwi – O caso da ave que não voa

Um dos símbolos da Nova Zelândia, o kiwi é a menor ave ratita do mundo.

O kiwi não é apenas um fruto, e sim, também, o nome dado para um animal peculiar. A ave encontrada na Nova Zelândia possui um corpo pequeno coberto de plumagem que se assemelha a pelos e um bico longo e fino.

Atualmente, são registradas cinco espécies da ave, todas pertencentes ao gênero Apteryx. O kiwi não é capaz de voar, sendo classificado como ave ratita, assim como a ema e o avestruz. Por ser incapaz de voar, é facilmente capturado por predadores. Veja como o kiwi sobrevive apesar das dificuldades.

Habitat e alimentação do kiwi

O kiwi vive em buracos escuros escavados no solo e é endêmico da Nova Zelândia, ou seja, só pode ser encontrado naturalmente na região. Já a alimentação é composta por pequenos invertebrados, caçados pelo olfato apurado e bico fino e longo.

O ovo do kiwi

Kiwi ovo
Ovo do kiwi

Diferente de muitas espécies, o animal responsável por chocar o ovo do kiwi é o macho, na maioria das vezes. O período de incubação dura cerca de 70 a 85 dias e, ao eclodir, a ave já está coberta por penas e é capaz de se locomover.

Os filhotes não são alimentados pelos pais, porém, há observações de grupos familiares que persistem por anos. Além disso, foram registrados casos de kiwis que buscam a independência após algumas semanas.

O kiwi corre risco de extinção?

As aves do gênero Apteryx estão ameaçadas de extinção principalmente por causa da introdução de mamíferos no território neozelandês. Gatos, coelhos, porcos, cachorros e furões são predadores desses animais e responsáveis por muitas mortes.

Na ausência de predadores, a expectativa de vida do kiwi é de 25 a 50 anos, variando de acordo com a espécie.

Curiosidades sobre o kiwi

  • O kiwi, além de ser facilmente caçado, também possui um cheiro de cogumelos, o que o torna atrativo para predadores. Por isso, tem o hábito de dormir durante o dia e executar suas ações no período noturno. Essas aves também são monogâmicas, ou seja, permanecem com seus pares por toda a vida.
  • Por existir o perigo de extinção, há diversos projetos na Nova Zelândia que protegem o kiwi. Para isso, os pesquisadores recolhem os ovos, realizam a incubação e levam os filhotes para ilhas sem predadores naturais. Quando estão prontos para a reintegração, os kiwis são devolvidos ao local de origem.
  • Os ovos do kiwi são os maiores de todas as espécies de aves do mundo em comparação com o tamanho do corpo do animal, que é próximo ao de uma galinha. Após pesquisas de DNA, a ave foi caracterizada como próxima do extinto pássaro-elefante de Madagascar.
  • Esse animal interessante é o símbolo nacional da Nova Zelândia, sendo também a forma como os habitantes são chamados.

Fotos do kiwi

Kiwi 2
Kiwi como filhote
Kiwi 3
Kiwi correndo
Kiwi
Kiwi em comparação ao humano

Leia também:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.