Lenda da Mãe do Ouro – Folclore brasileiro

Essa lenda conhecida no Brasil conta sobre uma bela mulher que protege tesouros. Confira a lenda da Mãe do Ouro!

Os estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul já tiveram a maior concentração de ouro no Brasil. Por essa razão, a lenda da Mãe do Ouro se tornou popular nas regiões interioranas desses estados e uma figura do folclore brasileiro.

Houve um período chamado Ciclo do Ouro em que a principal atividade econômica do Brasil era a extração e exportação de ouro. Durante essa busca, a lenda surgiu e é conhecida até hoje.

Os relatos contam que a Mãe do Ouro se manifesta de duas formas, por dois motivos distintos.

Ela poderia ser uma grande bola de fogo com o conhecimento de onde havia tesouro ou uma bela mulher de cabelos dourados e vestido de seda branco que retira os maus maridos dos lares. Além de aprisionar esses homens em cavernas para sempre, também acha outros maridos para as esposas solitárias.

Há uma versão que conta a história da Mãe do ouro e um escravo à procura de ouro.

Mãe do ouro e a jazida

Um homem escravizado que trabalhava para um senhor maldoso estava procurando ouro por vários dias. Exausto e temeroso das consequências por carregar uma mala vazia, avistou uma bela mulher iluminada em seu caminho.

A Mãe do Ouro decidiu mostrar ao homem onde havia uma jazida de ouro sob a promessa de que não contaria para ninguém.

Como pagamento, o ele lhe ofereceu fitas coloridas e um espelho brilhante. No entanto, ao entregar ao patrão o ouro encontrado, foi obrigado a contar a localização da jazida depois de várias açoitadas.

Então, o patrão foi com seus escravos até o local e acharam todo o ouro. Contudo, houve um desabamento terrível e todos morreram.

Leia mais:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.