5 Lendas da Região Nordeste do Brasil

A região Nordeste é contemplada por inúmeras lendas folclóricas que chamam atenção de todos por sua criatividade e originalidade.

Sabemos que cada região do Brasil é peculiar em aspectos culturais. A Região Nordeste se destaca nesse quesito.

Exuberante e fascinante, a região dispõe de uma cultura única e cheia de detalhes principalmente em questões folclóricas, a qual dispõe de inúmeras lendas criativas e muito conhecidas no folclore brasileiro.

Confira 5 Lendas Folclóricas do Nordeste:

1 Barba Ruiva

Barba Ruiva

De origem no Piauí, a lenda conta a história de um homem estranho e de barba ruiva vivia às margens da Lagoa Paranaguá que costumava correr atrás das mulheres.

2 Quibungo

Quibungo

Sendo um dos principais personagens do folclore da Bahia, o Quibungo é uma espécie de Bicho-Papão negro, junto com uma variação do Tutu e da Cuca, cuja principal função era disciplinar, pelo medo, as crianças rebeldes e relutantes em dormir cedo.

3 Cabra-Cabriola

Cabra-Cabriola

Sendo uma das lendas mais aterrorizantes das crianças, o Cabra Cabriola seria responsável por pegar meninos desobedientes. Além disso, é usado para colocar medo em crianças que fazem xixi na cama.

4 Papa Figo

Papa Figo

Típica da cidade de Recife, em Pernambuco, conta a história do Papa Figo que por sofrer de uma terrível doença, essa criatura precisa do fígado das crianças para sobreviver. Por isso, o Papa Figo presenteia as crianças para atraí-las e arrancar seus fígados. Essa lenda atormenta as crianças assim como a história do Velho do Saco.

5 A Cidade Encantada de Jericoacoara

A Cidade Encantada de Jericoacoara


Lenda de uma misteriosa cidade subterrânea, a Cidade Encantada de Jericoacoara estaria em algum lugar no litoral do Ceará, com torres de ouro e uma princesa encantada.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.