11 Livros sobre Ciências Políticas

Principais obras de pensadores e teóricos da ciência moderna, essenciais para entender sobre política e os conceitos a ela atrelados.

Apesar do recente reconhecimento enquanto ciência, desde a antiguidade pensadores como Platão e Aristóteles se debruçam sobre essas questões. Ou seja, suas raízes estão diretamente ligadas à história do conhecimento humano.

De modo geral, a Ciência Política engloba os estudos de fenômenos ligados às estruturas políticas de forma sistemática, fundamentando-se em observações empíricas profundas e tomando como base argumentos racionais.

É uma das disciplinas das Ciências Sociais que se encarrega de estudar o comportamento político, sistemas de governo, atos e atores que participantes das atividades políticas, entre outros.

Tratando-se de um tema complexo, diversas áreas do conhecimento acabam se entrelaçando a ela, principalmente por ter surgido em um momento em que as demais ciências sociais viviam uma efervescência de ideias e teorias, colocando o progresso científico em voga.

Para quem se interessa pelo tema, é estudante ou profissional da área, fizemos uma seleção de livros sobre Ciências Políticas. Incluímos desde autores clássicos, como Maquiavel, até os contemporâneos, como o jurista brasileiro Celso Ribeiro Barros. Confira as nossas sugestões e tenha uma boa leitura!

O Príncipe – Maquiavel

Livro - O Príncipe - Nicolau Maquiavel

Impossível começar a lista com um livro diferente. A obra do autor italiano é a mais básica para quem se interessa por ciências políticas e áreas afins. Maquiavel escreveu O Príncipe em 1513, e graças a ele, ficou conhecido como “pai da ciência política moderna”. A obra é precursora do conceito de Estado enquanto forma de organização da sociedade, tal como conhecemos hoje. O clássico, quando foi concebido, era um manual que tinha o objetivo de ensinar a um novo príncipe, que para controlar seu Estado é necessário agir com sutileza e astúcia, e mais, manter um exército consolidado.

Os Clássicos da Política: Volume 1 – Organização de Francisco C. Weffort

Livro - Os Clássicos da Política

Dando continuidade às obras básicas, o primeiro volume de Os Clássicos da Política faz uma reunião dos personagens que acompanharam a formação do Estado moderno, no processo que engloba mais de dois séculos da história da Europa. A obra reúne textos fundamentais para entender as ideias de autores consagrados. Além do já citado Maquiavel, Montesquieu, Rousseau, Hobbes e Locke.

Power: A Radical View – Steven Lukes

Mais uma obra clássica da ciência política, o livro é para quem tem domínio da Língua Inglesa, já que ainda não foi traduzido para o Português. Contudo, a leitura vale muito a pena, pois, falar de política sem entender o que é poder é praticamente impossível. O livro escrito na década de 70, continua atual ao tentar dar respostas a perguntas que esmiúçam o conceito de poder.

Ciência e Política: Duas Vocações – Max Weber

Outro livro fundamental para a lista! A obra escrita pelo sociólogo Max Weber reúne ensaios em que o teórico alemão trata das duas matérias. Com base nas conferências dadas pelo autor, ele detalha pontos tangentes e divergentes entre as duas profissões, analisando como a ciência contribui para a racionalidade humana. Além disso, demonstrando as características do Estado moderno e a sua estrutura funcional.

Introdução à Ciência Política: Teorias, Métodos e Temáticas – António José Fernandes

Envolvendo temáticas da ciência política contemporânea, o autor português mescla análise e descrição do conceito, evolução, teorias, métodos e técnicas da área. O livro é fruto de mais de uma década de prática docente e também resultado de uma profunda reflexão sobre as diferentes perspectivas de observação, comparação e sistematização dos fatos políticos. Didática e pedagógica, a obra elucida fenômenos políticos modernos com uma abordagem sistemática.

Lições Esquematizadas de Ciência Política e Teoria Geral do Estado: Evolução das Instituições e do Pensamento Político – Reis Friede

Livro - Lições Esquematizadas de Ciência Política e Teoria Geral do Estado

Destinada ao público geral, que demonstra o desejo de adquirir conhecimentos sobre Direito Constitucional, profissionais e estudantes da área, a obra aborda alguns temas básicos. Entre eles, o detalhamento do fenômeno que constituiu a Teoria do Estado, além da Teoria da Constituição e os principais pontos do documento que dá forma jurídica ao Estado, seguidos por outros temas notórios do Direito Constitucional concernentes ao texto da Carta Magna de 1988.

Ciência Política & Teoria do Estado – Lenio Luiz Streck e José Luis Bolzan de Morais

Livro - Ciência Política & Teoria do Estado

De acordo com os próprios autores, o livro pode ser usado como um caminho para compreender a realidade do Estado contemporâneo, com a clara intenção de despertar a atenção do leitor para as matérias da área. Ciência Política & Teoria do Estado analisa os vários aspectos que envolvem o funcionamento das instituições responsáveis pela sociedade.

A Ciência da Política: Uma Introdução – Adriano Gianturco

Publicado recentemente e mais que indicado para quem quer se aprofundar no assunto, o livro de Adriano Gianturco tem como intenção colocar o foco em como a política é de fato, e não em como ela deveria ser, papel que ele atribui à Filosofia. Conceitos importantes são abordados, como Estado, impostos, corrupção, sistemas eleitorais, voto, eleições, movimentos sociais, revoluções e projetos de lei. Essas questões são levantadas, sobretudo, para certificar que o estudo da política é uma ciência, e não um mero “achismo”.

Manual de Filosofia Política – Flamarion Caldeira Ramos, Rúrion Melo e Yara Frateschi

Pelo nome do livro as pessoas tendem a entendê-lo como um simples apanhado das principais correntes e pensadores da área. Ao contrário disso, ele é uma exposição crítica dos recortes mais notórios sobre a história da disciplina. Os temas são fundamentais para a formação humanística do leitor e passa por importantes autores, como Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Marx, Hegel, Weber, Rousseau e Kant. Essencial para a compreensão geral do republicanismo, contratualismo, liberalismo clássico e contemporâneo, socialismo, e outros.

Curso de Teoria do Estado e Ciência Política – Celso Ribeiro Bastos

Celso Ribeiro Bastos foi um jurista e professor brasileiro, respeitado pela sua atuação constitucionalista e tributarista. O livro, fundamental para os iniciantes na área, trata de temas como introdução à teoria do Estado e ciência política, sociedade, Estado, território, povo, poder soberano, principais regimes de governo, sistemas eleitorais, entre outros.

A Relevância da Ciência Política – Organizado por Gláucio Ary Dillon Soares e Antonio Lavareda

Livro - A Relevância da Ciência Política

Um dos principais intuitos da obra é perpetuar o patrimônio intelectual e contribuições deixados por Olavo Brasil de Lima Júnior, uma das maiores referências nos estudos sobre partidos e sistemas partidários no Brasil. O pensador deixou um belo legado, que de fato, merece ser conhecido e estudado pelas gerações futuras.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.