Lobo-cinzento

O mundo animal possui milhares de espécies, tendo os lobos como uma das mais conhecidas. Veja mais sobre o lobo-cinzento.

Se alguém te pedir para pensar em um lobo e descrevê-lo, você provavelmente dirá: um animal grande, com quatro patas, pelo longo, cinza e com partes brancas.

Se esse for o caso, você está descrevendo o lobo-cinzento, uma das raças mais conhecidas desse animal majestoso. Dessa forma, o lobo-cinzento é um animal interessante que já foi tema de várias pesquisas.

Para conhecer mais desse lindo animal, confira características e curiosidades sobre o lobo-cinzento.

Comportamento do lobo-cinzento

Lobos-cinzentos
Tudo sobre o lobo-cinzento – Comportamento

O lobo-cinzento, do nome científico Canis lupus, é uma espécie amplamente estudada e conhecida mundialmente. Localizados naturalmente no hemisfério norte na América do Norte e Europa, os lobos preferem lugares frios, como as florestas localizadas ao norte e as tundras.

Essa espécie é social e tem o costume de viver em bando, com os líderes responsáveis pela reprodução. Assim, a fêmea tem um período de gestação de aproximadamente 63 dias e engravida somente uma vez por ano.

Nesse período, ela prepara a toca para os filhotes, que nascem completamente cegos e dependentes dos pais. Além disso, ela garante uma segunda toca, por segurança, uma vez que a primeira pode ser atacada. A cada gestação, é possível ter de 4 a 5 filhotes.

O tempo de vida do lobo-cinzento selvagem é em média 13 anos. Já em cativeiro pode chegar a 16 anos.

Tamanho do lobo-cinzento

O lobo tem entre 1,1 metro a 1,40 metro, com as fêmeas tipicamente menores que os machos. Já pode pesar de 30 a 45 quilos. Sendo assim, a altura do lobo, geralmente, é definida no primeiro ano de vida, alterando somente o peso.

Alimentação do lobo-cinzento

Lobo
Tudo sobre o lobo-cinzento – Alimentação

Os lobos são carnívoros e se alimentam de animais variados. Geralmente, caçam veados e alces se estão no habitat. Na falta desses animais, caçam esquilos, carneiros e outros animais de porte médio.

Quando em alcateia (denominação para um grupo de lobos), demarcam o seu território. Também, quando há escassez de alimentos, um integrante pode deixar a alcateia.

Curiosidades sobre o lobo-cinzento

  • O lobo-cinzento é um sobrevivente da Era do Gelo.
  • Essa espécie é ancestral do cão doméstico.
  • Na Bulgária, um homem de nome Slavcho Slavchev capturou um lobo-cinzento de 80 quilos.
  • Os uivos do lobo-cinzento podem ser ouvidos a uma distância de até 1 quilômetro.
  • O lobo-cinzento vive em alcateia, liderada por um macho e uma fêmea. Somente o casal pode se reproduzir, sendo chamado de alfa.
  • A hierarquia da alcateia é definida por idade, experiência e força.
  • O lobo troca de pelo no verão e no inverno, tendo um pelo mais denso e longo no inverno. Já no verão, ficam mais curtos e leves.

Leia também:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.