Macrófagos

Os macrófagos são células do corpo humano envolvidas na defesa do organismo.

Os macrófagos são células do sistema imunológico humano que atuam na defesa do organismo. Eles podem ser encontrados nos tecidos conjuntivos, possuem formato irregular, citoplasma abundante e têm pseudópodes.

Função dos macrófagos

A função dos macrófagos é realizar a fagocitose de organismos invasores e de células danificadas e envelhecidas, restos de células e partículas inertes, sem vida.

Os macrófagos podem ter outras funções e outros nomes dependendo do local onde se encontram, no entanto, todos eles realizam fagocitose.

  • Macrófagos alveolares: estão localizados nos pulmões e atuam contra agentes estranhos e microrganismos que adentrem o corpo por vias respiratórias.
  • Células de Kupffer: localizadas no fígado atuam removendo células velhas e destruindo bactérias.
  • Células mesangiais: estão presentes nos rins e fagocitam substâncias estranhas.
  • Micróglia: presentes no sistema nervoso, atuam na defesa das células nervosas.
  • Histiócitos: estão localizadas no tecido conjuntivo e fagocitam células invasoras.
  • Osteoclastos: localizadas no tecido ósseo e atuam na remodelação óssea.

Funcionamento dos macrófagos

Os macrófagos produzem substâncias que induzem a formação de células que participam de processos inflamatórios e imunitários, são eles que iniciam o processo inflamatório.

Eles eliminam as células destruídas durante a inflamação e enviam mais células para ajudar no processo de cura daquela inflamação.

Os macrófagos são as células que recrutam o sistema imunológico para atuar contra o agente invasor do organismo, que está causando a infecção.

Ação dos macrófagos
Ação dos macrófagos

Origem dos macrófagos

Os macrófagos se originam dos monócitos, que são células presentes na corrente sanguínea, formadas pela medula óssea. Os monócitos são levados para o local onde estão sendo recrutados e lá se diferenciam em macrófagos.

Com o aumento de macrófagos, também aumentam os lisossomos, e isso reforça a capacidade de realização da fagocitose.

Macrófagos e neutrófilos

Os neutrófilos são um tipo de leucócitos que também estão envolvidos na resposta aos processos inflamatórios e no sistema imunológico. Eles são produzidos apenas quando necessário e duram pouco tem no corpo, seis horas no sangue e dois dias no tecido conjuntivo.

Os macrófagos e os neutrófilos atuam de forma parecida e realizam fagocitose de microrganismos e partículas estranhas nos locais de inflamação.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.