A maior cobra do mundo – 10 fatos interessantes sobre a sucuri

A sucuri é a maior cobra do mundo! Periga e muito interessante, descubra 10 curiosidades sobre a sucuri.

Sucuri é o nome de um grupo de cobras semiaquáticas que existem de forma natural apenas nos habitats da América do Sul. São encontradas principalmente no Equador, Bolívia, Brasil, Colômbia, Venezuela e norte da Argentina.

Entre as sucuris estão: a sucuri-amarela, sucuri-malhada, sucuri-da-bolívia e a sucuri-verde — a mais conhecida e considerada a maior cobra do mundo.

A sucuri-verde está muito presente na Amazônia, um habitat perfeito para sobrevivência dessas cobras, com jacarés e capivaras, suas principais presas.

Apesar dos perigos, a sucuri é um animal muito interessante. Confira a seguir 10 curiosidades sobre a sucuri e se surpreenda com esse animal.

Curiosidades sobre a sucuri

1 Significado do nome cientifico

O nome científico do gênero das sucuris é Eunectes, derivado de uma palavra grega que significa “bom nadador”.

2 Sucuri-verde

A sucuri-verde é a sucuri mais conhecida de todo o mundo e está presente na Amazônia, um habitat perfeito para sobrevivência dessas cobras.

3 Principais alimentos

As principais presas das sucuris são animais de grande e pequeno porte. A sucuri-verde se alimenta principalmente de jacarés, capivaras, peixes e aves aquáticas.

4 É uma cobra semiaquática

Essas cobras gostam de ficar em ambientes aquáticos, por isso, são encontradas em regiões alagadas e pantanosas.

5 Não é venenosa

As sucuris não são cobras venenosas. O caça e o abate é feito com o estrangulamento, enrolando seu copro em volta da presa e asfixiando o animal até a morte.

6 Possui dentes

As sucuris não possuem veneno e engolem toda a sua presa de uma só vez, mas isso não significa que não têm dentes.

Eles possuem seis fileiras de dentes na boca, que ajudam as cobras a agarrarem suas presas.

7 Não gosta de comer humanos

Apesar de existirem algumas histórias sobre sucuris que se alimentam de pessoas, os humanos não são suas presas.

As cobras podem atacar os humanos quando estão com muita fome, mas isso não é comum, até pelo fato das cobras viverem no meio das florestas.

8 Ela vive em média 10 anos

Na natureza, cheia de perigos e variações no habitat, as cobras grandes podem viver até 10 anos. Porém, em cativeiros, elas podem chegar a viver até 30 anos.

9 Não tem um único tamanho

O tamanho de uma sucuri depende das condições encontradas em seu habitat. Essa cobra continua a crescer durante toda a sua vida e, em um ambiente propício e cheio de alimentos, as cobras podem crescer muito.

10 A sucuri-verde é cobra mais pesada do mundo

A sucuri-verde é considerada a maior cobra do mundo. Muito pesada, ela pode chegar a pesar 250 kg, dependendo muito das condições do ambiente em que ela vive.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.