As maiores baleias do mundo

As baleias são animais enormes e podem chegar a ter mais de 20 metros de comprimento. Conheça as maiores baleias do mundo e suas características.

As baleias são os maiores animais do mundo. Por isso carregam uma grandiosidade única e belas características, repletas de diversidades e tamanhos.

Elas são animais marinhos e mamíferos e podem medir até 36 metros de comprimento. Assim, com esse porte, elas necessitam de muita comida para se manterem, consumindo toneladas de alimento por dia. Conheça quais são as maiores baleias de todo o mundo.

Baleia Azul (Balaenoptera musculus)

Maiores baleias do mundo - Baleia-azul

A baleia azul é a responsável por colocar as baleias no topo da lista dos maiores animais de todo o globo terrestre, pertencente a ordem dos misticetos.

Essa gigante possui em média de 24 a 27 metros, mas podem atingir os 36 metros de comprimento. Seu peso médio corresponde a 110 toneladas.

Além disso, elas podem ser comparadas em comprimento a um avião Boeing 737 e o peso a 135 carros. Com isso, esse animal incrível ganha o recorde de maior animal que já existiu na Terra.

Baleia-franca-do-Pacífico (Eubalaena japonica)

Maiores baleias do mundo - Baleia-franca-do-pacífico

A baleia-franca-do-pacífico é encontrada nas águas temperadas e tropicais do Pacífico. Infelizmente, essa é uma espécie em extinção, considerando que existem apenas 30 animais vivos no planeta.

Assim como as outras baleias francas, em sua grande cabeça, ela possui calosidades brancas, habitadas por piolhos-de-baleia. Elas podem chegar a medir 18,5 metros de comprimento, pesando até 90 toneladas.

Entretanto, acredita-se que a maior baleia-franca-do-pacífico já encontrada pesava cerca de 135 toneladas, com um comprimento de 21,3 metros. Uma curiosidade é o fato de que os machos das baleias-francas possuem os maiores testículos do mundo.

Baleia-comum (Balaenoptera physalus)

Maiores baleias do mundo - Baleia-comum

Esta baleia também é chamada popularmente como baleia-fin. Ela possui um corpo bem alongado e pode chegar a até 20 metros de comprimento. Além disso, seu peso pode chegar até 80 toneladas.

Um característica interessante da baleias-comum são as placas de queratina que possuem no lugar dos dentes. Essas placas atuam como filtros para Zooplâncton e krills, seus principais alimentos.

Cachalote (Physeter macrocephalus)

Maiores baleias do mundo - Baleia-cachalote

A cachalote é a única baleia desta lista pertencente a outra subordem, sendo classificada como odontocetos. Essa classificação é específica para as baleias que possuem dentes na boca e sistema de ecolocalização.

Assim, a cachalote é a maior baleia com dentes do mundo e pode chegar a até 20 metros de comprimento, com 45 toneladas. Além disso, essa baleia pode ficar por horas sem emergir à superfície, ficando grande tempo nas profundidades do oceano.

Baleia-sei (Balaenoptera borealis)

Maiores baleias do mundo - Baleia-sei

A baleia-sei, também conhecida como baleia boreal, pode ser encontrada em diversas localidades, espalhadas pelo globo, preferindo águas profundas e afastadas da costa.

Elas podem chegar a até 20 metros de comprimentos, pesando 45 toneladas. Se alimenta principalmente de zooplâncton, krill e crustáceos.

Além disso, a baleia-sei é classificada como uma das mais rápidas, podendo atingir 50 km/h em pequenas distâncias.

Baleia-da-Groenlândia (Balaena mysticetus)

Maiores baleias do mundo - Baleia-da-groenlândiaA baleia-da-Groenlândia é encontrada, principalmente, pelas águas no hemisfério norte, preferindo águas frias. Ela pode pesar até 100 toneladas e medir 18 metros de comprimento.

Um fato interessante é que sua boca é classificada como a maior de todo o reino animal. Além disso, elas podem viver por um longo período, podendo chegar a 200 anos de vida.

Baleia-franca-do-norte (Eubalaena glacialis)

Maiores baleias do mundo - Baleia-franca-do-norteA baleia-franca-do-norte é encontrada no oceano Atlântico, nas regiões ao norte. Além disso, ela vive próxima da costa e sua população está ameaçada pela intensa ação anterior de caçadores. Ela possui uma cabeça grande, representando ⅓ do comprimento total do corpo.

A maior baleia-franca-do-norte já encontrada possuía 18 metros de comprimento e pesava 80 toneladas.

Baleia-franca-do-sul (Eubalaena australis)

Baleia Franca do Sul - Tudo sobre

A baleia-franca-do-sul também são extremamente lentas e podem ser chamadas de baleia-franca-austral. Ela apresentam calosidades em sua cabeça devido à colônia de crustáceos que se alojam ali e elas não possuem a nadadeira dorsal.

Além disso, essa baleia possui o hábito de passar o verão no hemisfério sul e no inverna migram para o norte.

Sua alimentação é baseada na ingestão de krill, podendo atingir 55 toneladas de peso e 18 metros de comprimento.

Baleia-cinzenta (Eschrichtius robustus)

Maiores baleias do mundo - Baleia-cinzentaA baleia-cinzenta habita o Oceano Pacífico e costumam visitar o literal. Sua alimentação é diversificada, consumindo plâncton, diferentes crustáceos e moluscos, podendo pesar até 36 toneladas e atingir 15 metros de comprimento.

As baleias-cinzentas são conhecidas pelo forte instinto protetor, podendo ser bem agressivas. Com isso, elas receberam o apelido de “Devilfish”, que significa “peixe diabo”.

Baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae)

A baleia-jubarte é bastante popular e pode ser vista na maioria dos oceanos. Seu peso pode chegar a 30 toneladas e medir até 15 metros de comprimento.

Ela costuma saltar, colocando quase seu corpo todo para fora da água. Com isso, as suas nadadeiras compridas são comparadas com as asas de um pássaro. Por isso, “Megaptera” é seu nome científico, que significa “grandes asas”.

Baleia-de-bryde (Balaenoptera edeni)

Maiores baleias do mundo - Baleia-de-brydeA baleia-de-bryde, ou o complexo de baleia de Bryde, são baleias que ainda não possuem classificações totalmente definidas. Assim, muitas informações sobre elas ainda são desconhecidas.

Entretanto, elas são as maiores baleias que vivem em águas temperadas e tropicais quentes. Essas baleias podem chegar a medir 15 metros de comprimento e pesar 20 toneladas.

A alimentação dessas baleias é bastante diversificada, envolvendo sardinhas, anchovas, lulas e krill.

Baleia-minke (Balaenoptera acutorostrata)

Maiores baleias do mundo - Baleia Minke

A baleia-minke pode ser comumente chamada de baleia-anã e pode ser encontrada em várias regiões do mundo, em diversas latitudes, águas costeiras ou oceânicas. Por isso, elas podem ser avistadas e várias regiões e já foi encontrada no litoral sul brasileiro.

Elas podem atingir o peso de 14 toneladas e atingir 11 metros de comprimento. Pode se alimentar de plâncton, peixes, krill, arenque e capelim.

Veja também: 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.