Coliseus do esporte – Conheça os 15 maiores estádios de futebol do mundo

Gigantes de pedra, os estádios de futebol têm se tornado verdadeiros colossos que resistem ao tempo e permanecem na história do esporte mundial. 

Não só os brasileiros, mas o mundo em geral é apaixonado por futebol. Um dos esportes mais populares do mundo e praticado em centenas de países, cada partida envolve muita emoção, paixão e alegria. A cada gol, uma explosão de euforia e vibração pelo time do coração. 

Palco desses espetáculos, os estádios de futebol também recebem a mesma grandiosidade característica do esporte. Verdadeiros colossos de concreto, algumas construções são de tirar o fôlego e até mesmo a concentração durante as partidas.

Quer conhecer alguns desses “coliseus futebolísticos”? Confira abaixo nossa lista e surpreenda-se com essas magníficas construções.

Lista com os 15 maiores estádios de futebol do mundo

Descubra o nome, localização, capacidade de público e muitas curiosidades sobre os maiores estádios de futebol do mundo.

15. Shah Alam (Malásia)

shah-alam-estádio

O estádio multiesportivo de Shah Alam fica localizado na cidade de mesmo nome, na Malásia. É utilizado para partidas de futebol e atletismo. A capacidade do lugar é de 81.000 pessoas. 

Inaugurado em 1994, o estádio foi considerado o maior da Malásia até a construção do Bukit Jalil. Com proporções arquitetônicas magníficas, o Shah Alam possui em sua estrutura o maior arco sem sustentação do mundo. 

Atualmente, os eventos mais populares envolvem também os circuitos de corridas de kart.

14. Lujniki (Rússia)

lujniki-estádio

Localizado na cidade de Moscou, capital da Federação Russa, o estádio é a casa da Seleção Russa de Futebol e onde acontece a maioria das partidas dos times.

Foi inaugurado em julho de 1956 e tem capacidade para 81.004 lugares. Recebeu os jogos da Copa do Mundo de 2018, dentre outros campeonatos, como a Liga dos Campeões da UEFA.

Um marco na história do lugar foi em relação a um show realizado pelo eterno rei do pop, Michael Jackson, no dia 15 de setembro de 1993. Na época, houve um recorde de público do lugar: 115 mil pessoas.

13. Santiago Bernabéu (Espanha)

Santiago-Bernabéu-estádio

Localizado em Madrid, na Espanha, a construção pertence ao famoso time de futebol Real Madrid. Inaugurado em 14 de dezembro de 1947, o lugar possuía como capacidade de público 75.125 telespectadores; desses, 27.645 tinham assento e os outros 47.500 assistiam aos jogos em pé.

O estádio já passou por diversas reformas, tendo aumentado e diminuído no decorrer dos anos. Em 4 de janeiro de 1955 foram iniciadas obras de reformulação estrutural do lugar, que passou a comportar 125 mil espectadores.

Entretanto, para atender às normas de segurança da Copa do Mundo de 1982, teve que reduzir seu contingente para 81.044 pessoas.

12. Stade de France (França)

Stade-de-France-estádio

Construído para a Copa do Mundo de 1998, o Stade de France é um estádio multiuso situado na cidade de Saint-Denis, próximo à Paris, capital da França. Pode receber um contingente de até 81.338 pessoas. 

É também uma das construções mais caras da França, tendo sido gastos 407 milhões de euros na época em que foi feito. Além das partidas de futebol, o lugar já foi sede de partidas da Copa do Mundo de Rugby em 2007 e palco para apresentações de diversos artistas.

11. Signal Iduna Park (Alemanha)

Signal-Iduna-Park-estádio

Situado na cidade de Dortmund, na Alemanha, o estádio tem capacidade para 81.359 pessoas, 65.718 sentadas. Foi inaugurado em 2 de abril de 1974 e já foi sede de jogos da Copa do Mundo nos anos de 1974 e 2006. 

Desde sua fundação, o espaço passou apenas por uma reforma estrutural em 2006, que custou cerca de 200 milhões de euros. Atualmente, é o maior estádio da Alemanha.

10. ANZ Stadium (Australia)

ANZ-Stadium-estádio

Outro caso de um estádio que passou por reformas estruturais ao longo dos anos. Inaugurado em 6 de março de 1999  é considerado do tipo multiuso, pois recebe competições rugby, atletismo, além de jogos olímpicos.

Situado em Sydney, Austrália, a construção já recebeu o título de maior estádio do mundo, com capacidade de 110.000 espectadores. No entanto, em 2003, sofreu uma redução na sua capacidade, caindo para 82.500 pessoas acomodadas. 

9. Borg El Arab Stadium (Egito)

Borg-El-Arab-estádio

Principal estádio do Norte da África, o Borg El Arab Stadium está localizado no Egito, na estrada que liga a capital Cairo à cidade de Alexandria. Fundado em 2007, tem capacidade para 86 mil torcedores. 

Foi projetado para servir como candidatura do Egito à sede da Copa do Mundo de 2010, na qual fracassou. Atualmente, a construção recebe os jogos dos principais times da região, como os da Seleção Egípcia de Futebol.

8. Estádio Azteca (México)

azteca-estádio

Fundado em 29 de maio de 1966, o estádio é um dos únicos que já sediou duas finais de Copas do Mundo; em 1970, no confronto Brasil e Itália, e em 1986, na final entre Argentina e Alemanha. 

Conhecido como “Coloso de Santa Úrsula”, tem capacidade para 87.000 torcedores sentados. O estádio é também a casa da Seleção Mexicana de Futebol.

7. Bukit Jalil National Stadium (Malásia)

Bukit-Jalil-National-estádio

Construído em 1998 como sede dos Jogos da Commonwealth, o estádio atualmente é considerado o melhor de toda a Malásia. Situado na cidade de Kuala Lumpur, o gigantesco espaço tem capacidade para 87.411 pessoas.

No ano de 2007, foi uma das sedes da Copa da Ásia, principal competição de futebol do continente asiático realizada a cada quatro anos. 

6. Wembley Stadium (Reino Unido)

wembley-estádio

Com capacidade para 90.000 espectadores, o maior estádio do Reino Unido e segundo maior de toda Europa, é considerada uma das maiores construções já feitas no país. 

Foi construído entre 2003 e 2007 no lugar do antigo Estádio de Wembley, do qual herdou o nome e a fama. Todos os anos, o estádio é palco da Copa da Liga Inglesa de Futebol, além de sediar inúmeros shows de artistas nacionais e internacionais. 

5. Rose Bowl (Estados Unidos)

rose-bowl-estádio

Localizado em Pasadena, região do subúrbio de Los Angeles, Califórnia, o estádio é considerado o maior dos Estados Unidos. Foi inaugurado em 1923 com uma partida de futebol americano entre os times da Pennsylvania State University e da University of Southern California. Foi também sede de duas finais de Copa do Mundo, a primeira em 1994 e a segunda em 1999, na decisão feminina do mundial. 

Em tradução livre “Rose Bowl” quer dizer “tigela de rosas”, nome dado graças as mais de 100 variedades de rosas plantadas ao redor do estádio. Sua capacidade oficial chega a casa dos 92.542 torcedores.

4. FNB – Soccer City (África do Sul)

FNB-Soccer-City-estádio

É o maior estádio do continente Africano e o principal nome durante as partidas da Copa do Mundo de 2010. Situado na maior cidade de África do Sul, Joanesburgo, teve sua inauguração do ano de 1989. Na época, sua capacidade era de 104.700 espectadores. 

Com a nomeação da África do Sul como sede da Copa do Mundo de 2010, o lugar foi submetido a reformas estruturais, reduzindo o número de assentos para 94.736. Apesar da queda de acomodações, o lugar foi modernizado e recebeu uma cobertura elíptica, instalação de novos vestiários, suítes executivas, além de uma iluminação mais moderna. 

3. Camp Nou (Espanha)

camp-nou-estádio

Em catalão, “camp nou” significa “campo novo”. Situado na cidade de Barcelona, na Espanha, o estádio foi inaugurado em 24 de setembro de 1957 e desde então passou por algumas reformas, dentre elas em 1981 quando foi ampliado e atingiu a capacidade máxima de 150.000 lugares.

Em 1998, visando obedecer às normas da União das Federações Europeias de Futebol, a parte do estádio em que os torcedores ficavam de pé foi diminuída, restando assim um total de 99.786 lugares atuais. O espaço também é considerado como o quinto maior estádio de clubes do mundo e o maior do continente europeu.

2. Melbourne Cricket Ground ( Austrália)

Melbourne-Cricket-Ground-estádio

O Melbourne Cricket Ground fica localizado na cidade de Melbourne, na Austrália. Sua capacidade impressiona: 100.024 lugares. Mesmo sendo o principal estádio do país, o futebol não é o grande destaque nas competições, mas sim o Aussie Rules, ou como conhecido popularmente,  Futebol Australiano. 

Inaugurado em 1854, sendo um dos estádios mais antigos do mundo, o espaço já foi sede dos Jogos Olímpicos de 1956, amistosos para a Copa do Mundo de 1998, além dos Jogos da Commonwealth de 2006.

1. Primeiro de Maio Rungrado (Coreia do Norte)

Primeiro-de-Maio-Rungrado-estádio

Eis aqui o maior estádio do Mundo. Orgulho para a Coreia do Norte, o lugar fica na cidade de Pyongyang e é sede da Seleção Norte-Coreana de Futebol. Tem capacidade para receber incríveis 150.000 pessoas

Antigamente, a posição de maior estádio do mundo era do “Estádio de Strahov”, situado na República Tcheca, com capacidade de 220.000 pessoas. Mas como o espaço deixou de sediar eventos esportivos, o complexo norte-coreano ocupa então a primeira posição da nossa lista. 

Uma curiosidade sobre o lugar: apesar de ter sido construído para fins esportistas, o Primeiro de Maio Rungrado é comumente utilizado como espaço para eventos comemorativos e de cunho militar.

Conteúdo relacionado:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.