Grandes nações – Os 10 maiores PIBs do mundo em 2020

O PIB é um indicador econômico muito utilizado para metrificar o crescimento econômico dos países. Veja quais são os 10 maiores PIBs do mundo em 2020.

O ano de 2020 apresenta dificuldades em diferentes esferas sociais e econômicas, atingidas, principalmente, pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Esse cenário implica em problemas e desvio de caminhos traçados para as nações. Com isso, o Produto Interno Bruto (PIB) mundial tende a ser menor que o projetado para o ano de 2020.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizou projeções para os níveis atingidos pelos PIBs das nações de todo o mundo, resultando em valores inesperados.

A nova conjuntura resulta em projeções de desempenhos preocupantes, inferiores aos resultados desde a Grande Depressão de 1929.

Entretanto, as grandes potências continuam no topo dos maiores PIBs, mas com valores preocupantes.

Confira o ranking com os 10 maiores PIBs do mundo em 2020 segundo projeções do FMI.

Maiores PIBs do mundo

1 Estados Unidos

Estados Unidos
Bandeira dos Estados Unidos

Os Estados Unidos da América continuam com o maior PIB previsto pelo FMI. Entretanto, irá sofrer uma variação negativa maior do que prevista anteriormente.

A projeção é que o PIB sofra queda de -5,9%.

2 União Europeia

União Europeia
Bandeira da União Europeia

A União Europeia é uma união econômica e política entre 27 estados situados, em sua maioria, na Europa. Esses países, juntos, apresenta um PIB conjunto com enorme perspectiva financeira.

Esse PIB pode ser classificado como o segundo maior em 2020, com uma queda de -7,5% no ano.

3 China

China
Bandeira da China

A China apresenta o terceiro maior PIB do mundo no ano de 2020, mesmo frente aos problemas causados pela pandemia do novo coronavírus.

Apesar da queda do Produto Interno Bruto da maioria absoluta dos países, a China consegue apresentar um tímido crescimento no seu PIB, de 1,2%.

4 Japão

Japão
Bandeira do Japão

O Japão está entre os países afetados com uma queda no PIB. Entretanto, esse é o país com a menor variação entre os índices da macroeconomia, com queda de -5,2%.

5 Alemanha

Alemanha
Bandeira da Alemanha

A Alemanha continua com o 5º maior PIB do mundo. Porém, os números do país não continuam crescentes como previsto no ano anterior.

A realidade causada pela pandemia do COVID-19 resulta na variação negativa de aproximadamente -7,0% no PIB do país.

6 Reino Unido

Reino Unido
Bandeira do Reino Unido

O Reino Unido é uma união política, formando um Estado soberano insular. Essa união é formada por quatro países: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales.

Juntos, essas unidades federativas formam uniões comerciais e políticas. Por isso, há um PIB integrado para a região.

Com isso, o sexto maior PIB do mundo é do Reino Unido, com a variação de -6,5%.

7 França

França
Bandeira da França

A França enfrentou graves consequências em virtude da pandemia do novo coronavírus e o grande número de infectados no país.

O PIB da França foi afetado pela situação e resultou em uma variação de -7,2.

8 Índia

Índia
Bandeira da Índia

A Índia é um dos poucos países do mundo em que o PIB corresponde a um valor crescente. Diante dos valores positivos o PIB do país tende a crescer 1,9%.

9 Itália

Itália
Bandeira da Itália

 

A Itália foi um dos países mais afetados pelo COVID-19 no início da pandemia. Entretanto, a região conseguiu controlar o número de casos.

Apesar disso, o PIB do país apresenta a maior queda entre os países com maiores atividades econômicas. O Produto Interno Bruto sofreu variação negativa de 9%.

Mesmo com essa enorme variação, o país ainda se mantém entre os maiores PIBs do mundo.

10 Brasil

Brasil
Bandeira do Brasil

O Brasil consegue exibir o 10º maior PIB do mundo em 2020. Contudo, assim como a maioria dos países, também apresenta variação negativa nos valores do PIB de 2020.

O país, muito afetado pela pandemia do novo coronavírus, apresenta o PIB com -5,3%.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.