Mapa da América do Sul

A América do Sul é um subcontinente e pertence ao segundo maior continente do mundo, o continente americano. Nele, fazem parte 12 países e 7 territórios.

A América do Sul é parte da América, segundo maior continente do mundo, sendo que o título de maior fica por conta da Ásia.

Parte integrante do continente americano, a América do Sul é um subcontinente, os outros dois são a América do Norte e América Central.

Os seus habitantes originais eram índios ou nativos americanos, apresentando uma população miscigenada.  O seu povo é resultante de grupos distintos: descendentes de indígenas, de europeus (espanhóis e portugueses) e de africanos.

Com múltiplas etnias e consequência de sua formação cultural, a maioria da população domina a Língua Espanhola ou Portuguesa. Entretanto, dominam outros idiomas, tais como inglês, francês ou holandês, além das línguas indígenas. E como religião, o catolicismo predomina.

Quanto a economia, por muito tempo não era desenvolvida, trabalhando na agricultura e sem muitas indústrias. O cenário mudou um pouco, sendo os seus recursos muito explorados o ouro, principalmente os minérios, o petróleo e o gás natural.

 Mapa político da América do Sul

Com uma extensão de aproximadamente 17,8 milhões de km², doze países a integram. Além dos países, há um território dependente da França, a Guiana Francesa.

As ilhas Falkland, ao largo da América do Sul, são parte do Reino Unido, mas os argentinos reivindicam o arquipélago, denominando-o como ilhas Malvinas.

A América do Sul também faz parte da América Latina. O território é limitado ao norte com a América Central, ao leste com o Oceano Atlântico e ao oeste com o Oceano Pacífico.

Mapa politico da América do Sul

Atravessando a Linha do Equador e de Capricórnio, o seu território compõe grandes planícies e a segunda maior cordilheira do mundo (Cordilheira dos Andes), que vai da Venezuela até o Chile e a Argentina.

Na América do Sul também está localizada a maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia amazônica (Rio Amazonas e seus afluentes), e a região de maior biodiversidade, floresta amazônica. Outra riqueza sua é o deserto mais seco do mundo, o Deserto do Atacama no Chile.

Países e capitais da América do Sul

Mapa América do Sul paísesA América do Sul abriga cerca de 6% da população mundial, organizada em 12 países e 7 territórios. São eles:

  • Argentina – Buenos Aires
  • Bolívia – La paz, Sucre
  • Brasil – Brasília
  • Chile – Santiago
  • Colômbia – Bogotá
  • Equador – Quito
  • Guiana – Georgetown
  • Paraguai – Assunção
  • Peru – Lima
  • Suriname – Paramaribo
  • Uruguai – Montevidéu
  • Venezuela – Caracas

Mapa da América do Sul – cultura e vegetação

Se quiser saber um pouco mais sobre a cultura e a vegetação dos países da América do Sul, se divirta também com esse mapa:

Mapa cultura e vegetação da América do Sul

Mapa da América do Sul para colorir

Confira também o mapa da América do Sul para colorir:

Mapa da América do Sul para colorir

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.