Mapa de Minas Gerais

Mina Gerais é o segundo estado brasileiro com maior número de pessoas e possui um total de 853 municípios.

Minas Gerais é um dos estados localizados na Região Sudeste do Brasil. Além disso, é o quarto estado com a maior área territorial no país e o segundo mais populoso.

O estado apresenta uma área de 586 522,122 quilômetros quadrados e 21 119 536 habitantes, o que resulta em uma densidade populacional de 36,01 habitantes por quilômetro quadrado.

Mapa de Minas Gerais – Cidades

Além disso, Minas Gerais possui a maior quantidade de municípios entre todos os estados brasileiros, com 853 municípios.

Mapa de Minas Gerais por região

O estado possui várias divisões subdivisões. Atualmente o estado é dividido em 853 municípios, distribuídos em 70 regiões geográficas imediatas, que estão agrupadas em 13 regiões geográficas intermediárias, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso, essa recente classificação dividiu o estado em 13 regiões, que antes eram 12. Essa divisão acontece com análise das regiões geográficas imediatas, estruturadas com a análise da influência das metrópoles, capitais regionais e centros urbanos, atuando como referência regional ou não.

Mapa das regiões intermediárias de Minas Gerais
Mapa das regiões intermediárias de Minas Gerais

As 13 regiões geográficas intermediárias são: Belo Horizonte, Montes Claros, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Barbacena, Varginha, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas e Divinópolis.

Mapa das regiões de planeamento de Minas Gerais

Além disso, o governo estadual de Minas Gerais adota uma divisão chamada de regiões de planejamento. 

Essas regiões são compostas por vários municípios, sendo elas e seus números abrangente de municípios: Alto Paranaíba (31), Central (158), Centro-Oeste de Minas (56), Jequitinhonha/Mucuri (66), Mata (142), Noroeste de Minas (19), Norte de Minas (89), Rio Doce (102), Sul de Minas (155) e Triângulo (35).

Mapa político de Minas Gerais

O mapa político de Minas Gerais serve para ajudar na visualização das suas divisões administrativas, contando com a representação das regiões e das cidades que constituem o estado.

Mapa Político de Minas Gerais
Mapa Político de Minas Gerais

Conteúdo relacionado:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.