Mapa do nordeste do Brasil

O nordeste é uma das cinco regiões do Brasil. Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe são seus estados.

O nordeste brasileiro é uma das cinco regiões do Brasil. Em síntese, ele é composto por nove estados e ocupa uma área de 1.554.291.607 km², correspondendo a 18,27% do território brasileiro.

A região era constituída por grande parte da Mata Atlântica. Sendo que foi a pioneira na exploração econômica realizada pelo colonizador português, que colaborou para o grande desmatamento da vegetação.

Na região estão presente a Reserva Biológica do Atol das Rocas (RN) e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

Além de serem em grande parte cidades litorâneas, as cidades históricas da região Nordeste, constituídas por edifícios e monumentos coloniais, contribuem para o estímulo ao turismo.

Ademais, o nordeste brasileiro se destaca pela riqueza do artesanato, as festas folclóricas e as comidas típicas.

Mapa político do nordeste

Mapa do nordeste do Brasil

Considerado o terceiro maior complexo regional do Brasil, a área do nordeste brasileiro é limítrofe as regiões Norte, a oeste; a Centro-oeste, a sudoeste; a Sudoeste, ao sul; e é banhada pelo Oceano Atlântico, ao norte e ao leste.

Segundos dados do Censo Demográfico de 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do nordeste compreende cerca de 28% dos brasileiros, com 53.081.950 habitantes.

Dos estados que lhe constituem, o da Bahia é considerado o mais populoso, com 14.016.906 habitantes. Já Sergipe contém a menor concentração populacional, mediante as 2.068.017 pessoas.

Mapa do nordeste brasileiro

Mapa do nordeste brasileiro

A região do nordeste brasileiro possui a maior costa litorânea do Brasil. Entre os seus estados, apenas o Piauí não tem a capital (Teresina) disposta no litoral.

Os nove estados e as capitais que constituem a região são:

  1. Alagoas (AL) – Maceió
  2. Bahia (BA) – Salvador
  3. Ceará (CE) – Fortaleza
  4. Maranhão (MA) – São Luís
  5. Paraíba (PB) – João Pessoa
  6. Pernambuco (PE) – Recife
  7. Piauí (PI) – Teresina
  8. Rio Grande do Norte (RN) – Natal
  9. Sergipe (SE) – Aracaju

Mapa das sub-regiões do nordeste

Mapa das sub-regiões do nordeste

A regiõe nordeste possui quatro sub-regiões, que varia conforme as suas características físicas e socioeconômicas. São elas: Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Meio-Norte.

Zona da Mata

A Zona da Mata é uma área litorânea, que vai do litoral da Bahia ao Rio Grande do Norte. Ela é considerada a mais populosa e urbanizada entre as quatro sub-regiões.

Com clima tropical úmido, o seu solo é fértil, principalmente por conta das chuvas regulares ao decorrer do ano. Ademais, a Mata Atlântica ali presente anteriormente foi desmatadas para dar espaço ao plantio de cana de açúcar e cacau.

Agreste

O agreste nordestino é a sub-região de transição entre a Zona da Mata e o Sertão.

Situada entre uma região úmida e semiárida, detêm de atividades distintas ao longo de seu território. Próximo a Zona da Mata, com a umidade há o predomínio da agricultura de subsistência e da pecuária leiteira. Enquanto isso, na imediação do sertão, com o clima seco, prevale a pecuária extensiva.

Sertão

O sertão é a sub-região com maior extensão e com clima semiárido. Com a ausência frequente de chuvas, quando elas ocorrem são mal distribuídas. A caatinga é a vegetação que predomina e a única fonte de água é a Bacia do Rio São Francisco.

Os seres humanos moram, em sua maioria, próximos aos rios Cariri e São Francisco, vivendo da pecuário e do cultivo irrigado de frutas e flores.

Meio-Norte

O Meio-Norte corresponde à faixa de transição entre o Sertão nordestino e a região da Amazônia. Compreende principalmente os estados do Maranhão e do Piauí e, na sua vegetação, predomina a mata dos cocais.

Com índices pluviométricos altos, as atividades econômicas ali desenvolvidas são a pecuária extensiva e o cultivo de algodão.

Mapa do nordeste para colorir

Agora que você já conhece diversos detalhes do nordeste, confira um mapa do nordeste para imprimir e colorir:

Mapa das sub-regiões do nordeste para colorir

Confira também o mapa das sub-regiões do nordeste para colorir:
Mapa das sub-regiões do nordeste para colorir

Veja também: 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.