Mar Mediterrâneo – Onde fica, Mapa, Fotos, Ilhas

Além de ser o maior mar do mundo, o Mar Mediterrâneo é historicamente conhecido pelo papel no comércio e política da região em que se localiza.

O Mar Mediterrâneo é um dos mais conhecidos do mundo. Isso porque está localizado no norte da África, oeste da Ásia e sul da Europa. A região fica no meio das antigas grandes civilizações como a grega, romana, egípcia, dentre outras. Sendo assim, possui grande importância histórica no comércio e política da região.

Formado pelas águas do Oceano Atlântico, o mar Mediterrâneo possui área de 2,5 milhões de km², com profundidade máxima de 5.200m. Sendo assim, é o maior mar do mundo.

Os países africanos banhados pelo mar são o Egito, Tunísia, Líbia, Marrocos e Argélia. Inclusive, o mar recebe as águas do Rio Nilo, do Egito.

Do continente europeu, mais de quinze países são recebem as águas do Mar Mediterrâneo. São eles a Croácia, Malta, Itália, Mônaco, Eslovênia, Espanha e Turquia. Bem como França, Gibraltar, Grécia, Montenegro, Albânia, Herzegovina, Bósnia, Chipre e Bósnia.

Da Ásia os países banhados por eles são Israel, Libano, Síria e Turquia. Além disso, o mar recebe águas de 69 rios da região. O mar faz conexão com o Oceano Atlântico pelo estreito de Gibraltar e com o Mar Negro pelo Estreito de Dardanelos.

Existe também o Canal de Suez, que se trata de uma ligação artificial que o conecta com o Mar Vermelho.

Ilhas

Além de ser ser conhecido pelo seu histórico político-econômico, o Mar Mediterrâneo também é reconhecido pelas suas belezas naturais. Isso porque o bar está repleto de lindas ilhas paradisíacas que são um dos mais famosos destinos turísticos do mundo.

Sendo assim, confira as principais ilhas presentes no famoso Mar Mediterrâneo

Ibiza

Maiorca

Santorini

Minorca

Malta

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.