Matéria orgânica

Continue lendo para conhecer o que é matéria orgânica.

A matéria orgânica é um conjunto de compostos formados por elementos orgânicos encontrados nos ambientes terrestres e aquáticos.

Geralmente, ela se apresenta de forma heterogênea, com restos animais ou vegetais, além de resíduos que são eventualmente lançados no meio ambiente.

A matéria orgânica é indispensável na natureza, pois serve como fonte de alimento para seres vivos e garante a continuidade dos ciclos biogeoquímicos.

Para que a matéria orgânica retorne para o meio ambiente é necessário que ela passe por um processo de reciclagem e degradação através de microrganismos como fungos e bactérias.

Apesar de muito importante para o meio ambiente, quando a matéria orgânica é inserida de forma antrópica e desordenada no ambiente natural, ou seja, através de ações humanas, pode causar desequilíbrios ambientais como eutrofização, hipóxia e poluição.

O que é matéria orgânica?

As moléculas orgânicas são compostas principalmente por carbono e nitrogênio que são unidos por ligações covalentes.

O carbono é o elemento com maior quantidade, representando aproximadamente metade da massa de uma matéria orgânica.

Além do carbono e do nitrogênio, elementos como o oxigênio, o fósforo, o enxofre e o potássio também fazem parte da matéria orgânica.

Classificação da matéria orgânica

Autóctone

Proveniente de uma fonte dentro do ecossistema, como plantas que morrem e se decompõem.

Alóctone

Proveniente de fora do ecossistema, podendo ser transportada para dentro dele por questões ambientais ou ação antrópica.

Viva

Seres vivos são matéria orgânica viva.

Morta

A excreção dos animais ou restos mortais de seres vivos representam matéria orgânica morta.

Particulada

Refere-se a matéria orgânica de meio aquático que pode formar porosidade no ecossistema e ser filtrada na para se separar da água.

Dissolvida

Refere-se a matéria orgânica de meio aquático que está completamente diluída na água, não podendo ser separada por métodos básicos de filtragem.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.