Os 25 melhores filmes brasileiros de todos os tempos

Os filmes brasileiros, apesar de não serem tão valorizados, são muito variados. Confira agora os 25 melhores filmes brasileiros de todos os tempos

cinema brasileiro não é tão bem visto quanto as produções estrangeiras. Infelizmente, muitos acreditam que no Brasil, apenas conteúdos inapropriados e cheio de palavrões são produzidos.

Mas, ao contrário do que é dito, grande parte das produções cinematográficas brasileiras contam com críticas sociais, que realmente fazem com o que o indivíduo coloque a mão na consciência e reflita sobre seus feitos.

Pensando em provar que os filmes produzidos por brasileiros não são compostos apenas por “conteúdos vulgares”, selecionamos uma lista com os melhores filmes já feitos no país. Confira agora os 25 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

1. Limite (1931)Limite

O filme de Mário Peixoto retrata alguns assuntos delicados, como a depressão e o impacto da passagem de tempo. Em 1970, após um tempo de censura, o longa ganhou o título de símbolo cultural brasileiro.

2. Que horas ela volta? (2015) Que horas ela volta?

Com a direção de Anna Muylaert, o longa destaca das desigualdades sociais que se encontram na sociedade brasileira. A história conta com Val, personagem de Regina Casé, que para conseguir melhores condições de vida, se muda para São Paulo. As diferenças se destacam com a mudança dela e da filha para a casa dos patrões.

3. Vidas Secas (1963) Vidas secas

O filme é de Nelson Pereira Santos. A adaptação do livro de Graciliano Ramos também retrata os problemas sociais no país. O contexto gira em torno da vida das famílias que vivem no Nordeste brasileiro.

4. Terra em Transe (1967)Terra em transe

O filme ficou conhecido como uma das obras mais polêmicas de Glauber Rocha. A história se baseia na situação política brasileira entre 1960 e 1966. Por retratar as tendências da época, principalmente de esquerda, o filme não foi bem aceito pela crítica nacional.

5. Macunaíma (1969)Macunaíma

A obra de Mário de Andrade, com direção de Joaquim Pedro de Andrade, relata a história de um preguiçoso, considerado anti-herói, que era negro e fica branco. Em 2015, foi considerado um dos melhores filmes brasileiro, pela Abraccine.

6. Deus e o Diabo na Terra do Sul (1964)Deus e o diabo na Terra

O filme, também dirigido por Glauber Rocha, retrata a vida de Manoel, um sertanejo, e sua esposa, Rosa. Para alguns, a terra realmente foi esquecida por Deus. Isso se justifica pela vida de ambos ser muito sofrida.

7. Amarelo Manga (2003)Amarelo Manga

O filme dirigido por Cláudio Assis mistura diversas temáticas, que vão desde o extremismo religioso, até relacionamentos conjugais. O roteiro é composto por uma sucessão de diferentes histórias curtas.

8. Lavoura Arcaica (2001)Lavoura Arcaica

Dirigido por Luiz Fernando Carvalho, o filme retrata as antigas tradições rurais, com enfoque maior para as patriarcais. O personagem principal é André (Selton Melo), que no contexto, se revolta contra sistemas tradicionais.

9. O Auto da Compadecida (2000)O auto da compadecida

A direção de Guel Arraes conta com a retratação do sertão nordestino. No contexto, são apresentados personagens cangaceiros, além de destacar uma história de amor e redenção.

10. Central do Brasil (1998)

Central do Brasil

O filme conta com a direção de Walter Salles e além disso, tem como protagonista um dos grandes nomes do cinema e de novelas brasileiras, Fernanda Montenegro, que com sua personagem, auxilia um garoto a encontrar sua mãe.

11. Carandiru (2003)Carandiru

O filme é uma adaptação do livro de Drauzio Varella, Estação Carandiru. Na obra, é retratado o trabalho de Varella para a prevenção da AIDS no presídio onde mais de 100 presos foram mortos de forma brutal pela polícia.

12. Abril Despedaçado (2001)Abril despedaçado

O filme dirigido por Walter Sales conta com a mistura de tradições e assim como outros da lista, se passa no sertão nordestino. Rodrigo Santoro ganhou muito destaque por seu papel de “Tonho”.

13. Casa de Areia (2005) Casa de areia

O longa teve a direção de Andrucha Waddington e se passa nos Lençóis Maranhenses. O roteiro consiste no percurso de uma mãe e sua filha que precisam sobreviver no deserto do nordeste após a morte do patriarca da família.

14. Madame Satã (2002)Madame Satã

No longa é retratado a vida de João Francisco dos Santos, uma renomada drag queen. Dessa forma, é possível acompanhar o lado de João antes de se tornar a Madame Satã.

15. Iracema – Uma Transa Amazônica (1975)Iracema

O longa documental, dirigido por Jorge Bodanzky e Orlando Senna, se trata das consequências que a rodovia Transamazônica às populações da selva. O filme conta com dois personagens principais, um caminhoneiro e uma prostituta, que viajam pela estrada recém-construída.

16. Bingo: O Rei das Manhãs (2017)Bingo: O Rei das manhãs

O filme conta a história de um dos personagens mais aclamados na década de 80, o palhaço Bozo, Arlindo Barreto. A direção é de Daniel Rezende.

17. Matou a família e foi ao cinema (1969)Matou a família e foi ao cinema

A direção de Júlio Bressane mostra um rapaz que após matar toda a sua família, decide ir ao cinema assistir “Perdidas de Amor”. O longa mistura realidade com fantasia.

18. O ano em que meus pais saíram de férias (2006)O ano em que meus pais saíram de férias

A história gira em torno de um pré-adolescente que vive em meados da década de 70. Os pais, ao saírem de viagem, deixam o garoto com o avô paterno. Mas, o que não contaram para o garoto, era que seus pais precisavam fugir da perseguição de militares.

19. Cidade de Deus (2002)Cidade de Deus

O filme retrata a realidade de uma das favelas mais perigosas do Rio de Janeiro. O contexto se passa nos meados de 1980, quando a favela chegou ao auge da criminalidade.

20. Tropa de Elite (2007)Tropa de elite

O filme dirigido por José Padilha mostra o rotina de um capitão do BOPE que tem vontade de deixar o cargo e, por isso, procura um substituto.

21. Bicho de sete cabeças (2000)Bicho de sete cabeças

O longa foi dirigido por Laís Bodanzky e retrata o relacionamento entre Wilson e seu filho, Neto. A situação deles estava chegando ao limite, até que o pai decide internar o filho em um manicômio.

22. O que é isso, companheiro? (1997)O que é isso companheiro?

A obra dirigida por Bruno Barreto se passa em 1968 e mostra a realidade de um grupo contra o Ato Institucional número cinco. Esses jovens, para negociar com o governo, sequestraram o embaixador norte-americano Charles Elbrick.

23. Batismo de sangue (2006)Batismo de sangue

O longa dirigido por Helvécio Ratton se baseia no livro de Frei Betto e relata a história de cinco frades dominicanos guerrilheiros. Isso nos anos 60, contra a ditadura militar no Brasil. Os religiosos, considerados comunistas, são presos e torturados.

24. Meu nome não é Johnny (2008)Meu nome não é Johnny

O filme conta a história de um jovem de classe média que ganha um grande espaço no tráfico de drogas. Com isso, ele passa a ser investigado pela polícia e enfrentar a realidade de um criminoso.

25. O Palhaço (2011)O palhaço

O filme conta a história de dois amigos, Benjamin e Valdemar, que se tornam palhaços. Até que Benjamin decide deixar o circo para conseguir conquistar um grande sonho.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.