Os 26 melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

Confira uma lista com as melhores obras cinematográfica que retrataram, de sob diferentes pontos de vista, o trágico período da Segunda Guerra Mundial.

Setembro de 1939. Um líder nazista alemão guarda sentimentos de revanche pela derrota do país na Primeira Guerra Mundial e arma planos expansionistas para reconquistar territórios perdidos nesse período. Adolf Hitler decide invadir a Polônia, no ano de 1939, provocando reações de países como França e Inglaterra.

Este foi o estopim para o que seria o maior conflito bélico de todos os tempos – a Segunda Guerra Mundial. Foram seis anos de batalhas, destruição, morte e uma das tragédias mais expressivas de toda a história da humanidade configurada pela perseguição aos judeus. Os tristes capítulos dessa trajetória envolvem campos de guerra e concentração, fuzilamentos e destruição.

Como não poderia deixar de ser, esse período é, intensamente, tratado por obras cinematográficas, desde muito pouco tempo depois do seu final, em 1945. Até os dias atuais, filmes europeus, asiáticos e norte-americanos mostram, sob diferentes pontos de vista, como foi a vida nas frentes de batalha e entre os civis.

Trouxemos uma lista com os melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial de todos os tempos. Entre eles, clássicos dos anos 40 até obras lançadas no século XXI.

Dunkirk

Filme sobre a segunda guerra mundial: Dunkirk

O início da Segunda Guerra é retrato ao mostrar a retirada dos soldados ingleses do território francês por não terem condições de vencer os nazistas. Os homens são auxiliados pelos civis que usam pequenas embarcações para o resgate.

O Triunfo da Vontade

Filme sobre a segunda guerra mundial: O Triunfo da Vontade

A cineasta Leni Riefenstahl retrata o congresso Nacional-Socialista alemão de 1934 de forma bem impactante. Logo no começo, a imagem de Adolf Hitler saindo, sorridente, de um bimotor. As paradas, desfiles e discursos proferidos para um público catártico acompanhados das fortes imagens do regime nazista.

A Infância de Ivan

Filmes sobre a segunda guerra mundial: A Infância de Ivan

Ivan, um órfão de 12 anos, trabalha como espião para os russos durante as tentativas de conter a investida nazista. Após várias missões e muito desgastado fisicamente, o menino é enviado pelos oficiais para a escola militar.

O Pianista

Filmes sobre a segunda guerra mundial: O pianista

O filme é inspirado nas memórias do pianista polonês Wladyslaw Szpilman mostrando o surgimento do Gueto de Varsóvia, a perseguição dos nazistas aos judeus que culiminaram no envio da família de Szpilman para os campos de concentração.

O Último Metrô

Filmes sobre a segunda guerra mundial: O ultimo metrô

A ocupação nazista da França, em 1942, fazia com que os parisienses tivessem que correr para não perder o último metrô. Essa situação trazia transtornos para o teatro, especialmente para um do qual seu diretor judeu foi obrigado a fugir do país.

Stalingrado – A Batalha Final

Filmes sobre segunda guerra mundial: Stalingrado – A Batalha Final

O objeto, aqui, é a Batalha de Stalingrado, uma das mais sangrentas da história. A história foca em quatro soldados alemães através dos quais o triste cenário da guerra é retratado, com todos os seus horrores, medo e esperança.

Europa

Filmes sobre a segunda a guerra mundial: Europa

Um jovem americano de descendência germânica se muda para a Alemanha ocupada e, lá, conhece a filha de um industrial. A partir daí, se vê envolto pelo mundo subversivo da jovem.

O Leitor

Filme sobre a segunda guerra mundial: O Leitor

O filme traz a história de Hanna, uma mulher solitária que se envolve com um adolescente em um caso que vai marcar suas vidas para sempre.

A Lista de Schindler

Filme sobre a segunda guerra mundial: A Lista de Schindler

O premiado filme retrata, de maneira fiel, o anti-semitismo e o holocausto. Nele, um empresário usa os judeus como mão de obra barata mas, convertendo a ação em uma das formas mais expressivas de salvar a vida de centenas de pessoas.

O Barco, Inferno no Mar

Filmes sobre a segunda guerra mundial: O Barco, Inferno no Mar

O capitão de um submarino enfrenta dificuldades para comandar uma tripulação inexperiente em plena Batalha do Atlântico Norte. Neste cenário, acabam vivendo um verdadeiro tormento na rotina de afundar navios ingleses e procurar aliados.

Mephisto

Filme sobre a segunda guerra mundial: Mephisto

Um ambicioso ator desinteressado em político vê sua grande chance durante a tomada de poder dos nazistas. A partir daí, interpreta peças de propaganda do regime, fazendo grande sucesso.

Quando Voam as Cegonhas

Filmes sobre a segunda guerra: Quando Voam as Cegonhas

Veronika e Boris é separado pela Segunda Guerra Mundial quando ele decide se alistas nas forças armadas, seguindo para a frente de batalha.

A Queda

Filme que retrata a segunda guerra mundial: A queda

O filme traz relatos dos últimos dias de Adolf Hitler sob a ótica de sua secretária enquanto ele estava confinado em um quarto de segurança máxima.

Noite e Neblina

filme sobre segunda guerra mundial: Noite e Neblina

O longa é ambientado na cidade de Auschwitz e traz o horror espalhado pelos campos de concentração.

Círculo de fogo

Filme da segunda guerra: Círculo de fogo

O filme conta a história da guerra sob o ponto de vista soviético tendo como tema principal a Batalha de Stalingrado. Nela, os russos tentam conter a invasão nazista e, diferente de muitas produções hollywoodianas, mostra a vitória do Exército Vermelho e a importância disso para os encaminhamentos do conflito.

Casablanca

filme que relata a segunda guerra mundial: Casablanca

Casablanca foi a rota obrigatória dos fugitivos do regime nazista e, na cidade, Rick e Ilsa se reencontram anos após se apaixonarem em Paris.

Soldado Laranja

Um dos melhores filmes sobre a segunda guerra: Soldado Laranja

Seis jovens holandeses são impactados pela Segunda Guerra Mundial atinge seis jovens e, de repente, precisam se decidir entre aliar-se aos nazistas, lutar na resistência ou permanecer na clandestinidade. Um deles opta pela terceira alternativa e passa a confiar seu futuro a um destino desconhecido.

Shoah

26 melhores filmes sobre a segunda guerra mundial: Shoah

Neste filme, o diretor entrevista pessoas diretamente envolvidas no holocausto, como ex-nazistas, sobreviventes e testemunhas. O intuito era mostrar que o anti-semitismo ainda existiria.

Os Carrascos Também Morrem

Os Carrascos Também Morrem - Filmes da segunda guerra

A trama gira em torno de um médico tcheco da resistência que assassina o carrasco do título. Como reação imediata, a Gestapo passa a caçar o responsável usando métodos cruéis, como executar cidadãos tchecos a cada hora

O Exército das Sombras

Filme para aprender sobre a segunda guerra mundial: O Exército das Sombras

No filme de Melville, um membro da resistência gaulesa é levado para um campo francês e, depois, transferido para o quartel-general da Gestapo, em Paris. Felizmente, ele consegue fugir para Marselha e passa a procurar por seu traidor.

Amém

Obra cinematográfica sobre a segunda guerra: Amém

Um oficial do Terceiro Reich participa da elaboração do Zyklon B, gás mortífero usado para exterminar judeus durante a 2ª Guerra Mundial. O homem se revolta com as atrocidades cometidas pelos aliados nos campos de concentração e, por ser católico, tenta chamar a atenção do Vaticano. Suas denúncias, entretanto, são ouividas apenas um um jesuíta que lhe ajuda a organizar uma campanha para que o Papa se manifeste contra as violências cometidas.

O resgate do soldado Ryan

Filme para estudar a segunda guerra: O resgate do soldado Ryan

Um pelotão desembarca na Normandia em busca de um soldado perdido. Especialistas afirmam que é o melhor retrato cinematográfico do momento que ficou conhecido como o Dia D.

Roma, Cidade Aberta

Obra cinematográfica que retrata a segunda guerra: Roma, Cidade Aberta

O longa de Rossellini trata das desventuras de um dos líderes da Resistência procurado pelos nazistas. Enquanto traça um plano para entregar um milhão de liras a seus compatriotas, se esconde no apartamento de um amigo, pedindo ajuda à noiva dele, que está gestante. Porém, o prédio é cercado e o líder acaba preso pelos nazistas. A mulher corre em sua ajuda mas, acaba metralhada no meio da rua. O homem decide fugir para o apartamento de sua amante sem saber o que lhe espera.

Pearl Harbor

Filme que fala da segunda guerra mundial: Pearl Harbor

Ao mesmo tempo em que trata o dramático triângulo amoroso formado por dois amigos e uma enfermeira, Pearl Harbor ilustra a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e o bombardeio japonês sobre a base naval americana no Pacífico.

Túmulo dos Vagalumes

Animação japonesa que retrata a segunda guerra mundial: Túmulo dos Vagalumes

A dramática animação japonesa conta a história de dois irmãos órfãos que vivem no Japão em plena Segunda Guerra. Primeiro, vivem com parentes mas, acabam levados para um abrigo isolado. Para piorar, a caçula é acometida por uma grave doença e seu irmão precisa correr em busca de ajuda em um momento no qual comida é artigo de luxo.

Vá e Veja

Filme sobre dor e perna da segunda guerra: Vá e Veja

O filme russo é considerado como um dos mais importantes dos últimos tempos e trata, de forma muito incisiva, das experiências de dor e perda vividos no período da guerra.

você pode gostar também
1 comentário
  1. abiana Diz

    muito bom obrigada!

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.