Mesosfera Geológica

Essa misteriosa camada se comporta de forma única, permitindo a transferência de calor do núcleo que milhares de quilômetros acima gera a deriva continental.

Na geologia, a divisão das camadas da Terra pode seguir critérios físicos ou químicos. Segundo os critérios químicos, ela está dividida em crosta, manto e núcleo. Segundo os critérios físicos, em litosfera, astenosfera, mesosfera e endosfera.

Modelo da terra e suas camadas

O que é Mesosfera? Mesosfera é a camada que se localiza entre 700 e 2900 quilômetros de profundidade, o que equivale ao manto sólido do planeta.

Ela se caracteriza fisicamente por seu estado de reodo (rheid, em inglês), ou seja, um estado sólido que se deforma lentamente por fluxo viscoso.

Devido às altas pressões, os metais e rochas no manto não se fundem, mas excedem a deformação elástica, comportando-se de forma viscosa que permite as correntes de convecção térmica em escalas geológicas de tempo.

A pressão na parte inferior do manto é de ~ 136 GPa (1,4 milhão de atmosferas). Existe uma pressão crescente à medida que se viaja em direção ao núcleo, já que o material abaixo deve suportar o peso de todo o material acima dele.

Muito pouco se sabe sobre o manto inferior. A camada que separa o manto do núcleo chama-se Camada D. Ela pode consistir de material que desceu e foi parar no limite do núcleo-manto ou de um novo polimorfo mineral. É através dela que o núcleo transfere calor ao manto.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.