Metabolismo energético

Metabolismo energético são as reações que garantem energia para ser usada em todas as atividades do corpo do ser vivo. Vamos conhecê-las melhor?

O metabolismo energético corresponde às reações químicas que produzem a energia para manter todas as funções vitais dos organismos vivos.

A glicose (C6H12O6) é a principal molécula usada para produção de energia nas células. A quebra dessa molécula libera energia para ser usada nas funções metabólicas das células.

As reações metabólicas podem ser divididas em duas categorias, anabolismo e catabolismo:

  • Anabólicas: sintetizam moléculas complexas;
  • Catabólicas: degradam moléculas para formar moléculas mais simples.

Adenosina trifosfato – ATP

Os ATPs são nucleotídeos que têm uma ribose e uma adenina formando uma adenosina que se liga a três radicais fosfato, por isso essa molécula é chamada de adenosina trifosfato.

Eles são as moléculas responsáveis por captar e armazenar a energia nas células. Essa energia é proveniente da quebra das moléculas de glicose e fica armazenada nas ligações fosfato.

Os ATPs são as moléculas com mais energia das células. A energia dessas moléculas está armazenada nas ligações entre os três fosfatos e, quando a célula precisa da energia, essas ligações são quebradas para que ela seja liberada.

Mecanismos para obtenção de energia

Vejamos quais são os mecanismos para obtenção de energia:

Fotossíntese

A fotossíntese é o processo que as plantas e algumas algas clorofiladas usam para obter energia.

Na fotossíntese, a energia luminosa é transformada em energia química. As plantas possuem um pigmento fotossintetizante chamado de clorofila que absorve a luz solar.

A luz solar absorvida passa por várias reações juntamente gás carbônico (CO2) e água (H2O) para formar a glicose (C6H12O6).

Respiração celular

A respiração celular é o principal processo de obtenção de energia dos seres vivos. Nesse processo, as moléculas de glicose são quebradas para liberar a energia armazenada.

Ele pode ocorrer de duas maneiras: aeróbica, com oxigênio, ou anaeróbica, sem oxigênio.

Fases da respiração celular

Glicólise: acontece no citoplasma das células. Nessa etapa ocorre a quebra das moléculas de glicose em moléculas menores que irão formar piruvato. O piruvato, também chamado de ácido pirúvico, dará origem a acetilcoenzima-A (acetil-CoA). Produz 2 ATPs ao final.

Ciclo de Krebs: se inicia na matriz mitocondrial e termina no citosol. Esse ciclo é uma sequência de reações onde acontece a oxidação de acetil-CoA em gás carbônico. Produz 2 ATPs ao final.

Cadeia respiratória ou fosforilação oxidativa: transferência de elétrons provenientes de íons H+ de molécula a molécula. Nessa etapa ocorre a maior produção de ATP da respiração celular, produz 34 ATPs ao final, no entanto, esse número pode ser menor em alguns casos.

Metabolismo energético - Glicólise
Metabolismo energético – Glicólise

Fermentação

A fermentação é um tipo de respiração celular anaeróbica que pode ser de vários tipos: alcoólica, lática, acética e natural.

O processo de fermentação corresponde a etapa da glicólise da respiração celular aeróbica. Ela ocorre no hialoplasma das células, quando não há oxigênio disponível, por isso ela também é chamada de oxidação incompleta.

Fermentação alcoólica: nesse processo, o produto da fermentação é o álcool, ele é muito utilizado para produção de bebidas alcoólicas como a cerveja.

Fermentação lática: nesse tipo de fermentação o ácido lático é produzido ao final, ele pode ser usado na produção de iogurtes e coalhadas.

Fermentação acética: nesse tipo de fermentação acontece a oxidação parcial do álcool etílico em acido acético, ela é muito usada para a produção de vinagres.

Fermentação natural: esse processo é utilizado na indústria de panificação e não é possível controlá-lo de maneira eficaz.

Metabolismo energético - Fermentação alcoólica para produção de vinho
Metabolismo energético – Fermentação alcoólica para produção de vinho

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.