Metabolismo

Conheça como o organismo dos seres vivos mantêm suas funções vitais funcionando!

Metabolismo é o nome dado ao conjunto de reações químicas e biológicas necessárias para manter a vida de um organismo.

Essas reações metabólicas permitem que o ser vivo complete seu desenvolvimento, se reproduza e renove células e moléculas.

Todos os seres vivos, unicelulares ou pluricelulares, possuem metabolismo para garantir energia a suas funções básicas.

Etapas do metabolismo

O metabolismo acontece no meio intracelular e pode ser dividido em dois tipos: catabolismo e anabolismo.

  • Catabolismo

No catabolismo, também chamado de metabolismo oxidativo, acontece a quebra de moléculas complexas em moléculas mais simples, através de reações enzimáticas.

Durante a degradação do composto, ocorre a liberação de energia, uma parte em forma de moléculas de ATP e outra parte em forma de calor.

Esse processo pode ocorrer com a presença de oxigênio, sendo chamado de metabolismo catabólico aeróbico, e formar água como resíduo final do processo.

Mas também pode acontecer sem a presença de oxigênio, nesse caso é chamado de metabolismo catabólico anaeróbico.

A quebra da glicose e de cadeias de proteínas são exemplos de reações catabólicas.

  • Anabolismo

No anabolismo, também chamado de metabolismo construtivo, ocorre a síntese de moléculas mais complexas utilizando moléculas mais simples. Esse processo dá origem a compostos orgânicos com alto peso molecular.

Para que o anabolismo aconteça, há gasto de energia armazenada nas moléculas de ATP, por isso, o anabolismo só ocorre quando a célula possui energia suficiente para todo o processo.

A síntese proteica é um tipo de reação metabólica de anabolismo. A junção dos aminoácidos forma cadeias complexas com funções diversas.

Leia mais: Anabolismo e catabolismo

Metabolismo basal

O metabolismo basal é a quantidade de energia mínima que um organismo precisa para manter-se vivo, estando por um determinado período em repouso.

A taxa metabólica basal é diferente para cada indivíduo, mesmo que sejam da mesma espécie. Nos humanos essa taxa é influenciada de acordo com características como sexo, idade, peso corporal, altura, atividades que realiza durante o dia.

Fatores genéticos podem influenciar para que essa taxa seja maior ou menor. As pessoas que possuem metabolismo mais acelerado, gastam mais energia durante um dia e isso retarda o ganho de peso.

Já aquelas que possuem um metabolismo mais lento, tendem a acumular energia não gasta armazenando em forma de lipídios, o que dificulta a perda de peso.

Funções do metabolismo

O metabolismo tem como principal função obter energia para o funcionamento do corpo do ser vivo, seja ela através de absorção de luz solar como nas plantas ou pela respiração celular como nos animais aeróbios.

O processo metabólico também converte moléculas complexas em moléculas mais simples para que possam ser usadas na síntese de outras moléculas ou na produção de energia.

Principais vias metabólicas do ser humano

As principais vias metabólicas dos seres humanos são:

Curiosidades

Você sabia que bons hábitos de vida podem melhorar seu metabolismo e favorecer a manutenção do peso corporal?

Manter uma rotina saudável, com exercícios e alimentação balanceada pode manter seu metabolismo mais ativo ou até melhorar sua taxa metabólica basal.

Apesar de ter uma determinação genética, alguns alimentos como canela, pimenta e os que contém maiores quantidades de cafeína, também podem ajudar a acelerar o metabolismo.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.