Micorrizas

Vamos conhecer melhor essa simbiose?

O que são micorrizas? As micorrizas são formadas por uma associação de simbiose mutualística entre fungos e raízes de plantas.

Em muitos casos, o fungo e a planta tornam-se dependentes das associações micorrizas e não conseguem se desenvolver sozinhos.

As plantas podem se associar a mais de um fungo ao mesmo tempo, no entanto, elas geralmente têm especificidade para parceiros fúngicos, ou seja, cada espécie de planta tem certas espécies de fungos que melhor se associam a ela.

Os fungos envolvidos nessa associação normalmente são da classe Zigomicetes.

Nas associações micorrizas os dois organismos envolvidos são beneficiados, os fungos aumentam a superfície de absorção de água e sais minerais da planta e, em contrapartida, a planta fornece nutrientes provenientes da fotossíntese ao fungo.

Algumas plantas são tão dependentes das micorrizas que precisam dela até mesmo para iniciar seu desenvolvimento. Esse é o caso das orquídeas que por terem as sementes muito pequenas, não tem reservas para iniciar o processo de germinação.

A maioria das plantas fazem associações micorrizas e o aumento da absorção de água, permite que elas consigam adaptar-se a climas mais secos e em solos pouco férteis.

Tipos de micorrizas

De acordo com o aspecto morfológico e anatômico dos fungos em relação as plantas, temos dois tipos de micorrizas que podem ocorrer sozinhos ou em conjunto na mesma planta:

Tipos de micorrizas
Tipos de micorrizas
  • Ectomicorrizas

As hifas dos fungos colonizam apenas os espaços intercelulares das raízes. Ocorrem principalmente em espécies arbóreas de clima temperado, com muita frequência nas coníferas que podem se associar a mais de 5 mil fungos diferentes.

  • Endomicorrizas

Esse é o tipo de micorriza mais frequente, mais de 80% das associações são endomicorrizas.

Os fungos penetram as células do sistema radicular de plantas vasculares e as hifas podem formar espirais, pelotões, arbúsculos e vesículas. Os fungos se multiplicam formando longas redes de absorção no solo. 

Podem ser de três tipos: arbuscular, ericoide e orquidoide.

As micorrizas arbusculares formam reentrâncias no interior das células da raiz, assumindo um formato de arbusto. Esse formato aumenta a superfície de contato entre o fungo e o citoplasma da célula da planta.

O tipo ericoide tem o crescimento de hifas espiraladas nas células superficiais das plantas e também no exterior da raiz. As hifas realizam uma digestão extracelular chamada de saprofitismo, e retiram dela matéria orgânica que será usada pelo fungo e pela planta.

Já as micorrizas orquidoides são específicas de todas as orquídeas que são dependentes de fungos no início do desenvolvimento em pelo menos um estádio do seu desenvolvimento.

Os fungos micorrízicos envolvem as sementes das orquídeas, penetram suas células formando espirais característicos e fornecem a ela nutrientes advindos de outras plantas, garantindo a germinação e o desenvolvimento até que o cotilédone comece a fazer fotossíntese.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.