Minhocas – Características, funções e importância para o meio ambiente

Com mais de 500 milhões de anos e mais de cinco mil espécies espalhadas pelo mundo, as minhocas além de servirem como iscas, também desempenham importante função na natureza, em específico na terra.

Nojo desses animais é um sentimento comum entre as pessoas. Mas o que poucos sabem é a importância delas para a natureza, principalmente para a terra.

Com mais de 500 milhões de anos, e aproximadamente cinco mil espécies em todo mundo, as minhocas são animais classificados como invertebrados.

Além de serem usadas como isca na pesca, as minhocas também influenciam na fertilidade da terra.

Características da minhoca

As minhocas são animais anelídeos, ou seja, seu corpo é alongado e segmentado. Isso acontece porque as minhocas são animais invertebrados, e tem ao longo do corpo anéis que facilitam a locomoção e a sobrevivência embaixo do solo.

São animais detritívoros, isso significa que a alimentação das minhocas é à base de organismos animais mortos e diversos tipos de plantas e folhas.

Durante o processo elas ingerem terra, mas, após aproveitar de todo o material orgânico, elimina a terra.

Minhocas

As minhocas não possuem sistema auditivo e nem visual. A respiração é feita de forma cutânea, ou seja, ocorre na pele. Além disso, são animais hermafroditas, ou seja, cada minhoca possui testículos e ovários.

Esse animais não são capazes de se reproduzir sozinhos, sendo necessário a troca de espermatozoides.

As minhocas podem viver até 16 anos, com comprimento médio de 5 cm. Além disso, as minhocas pesam cerca de 30 gramas e sua maturidade sexual acontece entre os seis e 18 meses.

As minhocas também possuem a capacidade de se regenerar.

Funções e importância da minhoca no meio ambiente

Como foi dito anteriormente, as minhocas possuem importante função no meio ambiente.

Além de servir de isca para pesca, tem um significativo desempenho no solo. Confira algumas funções das minhocas:

Por serem animais detritívoros, ou seja, se alimentam de organismos animais mortos, diversos tipos de plantas e folhas, as minhocas eliminam em suas fezes restos alimentares que sofrem ações de bactérias decompositoras.

Essas bactérias agem sobre os restos alimentares e produzem um material chamado húmus, que é muito importante para o desenvolvimento das plantas. Isto é, age como fertilizante.

Ao se movimentarem embaixo da terra, as minhocas vão formando túneis que favorecem a ventilação das raízes das plantas e permitem a penetração da água das chuvas com maior facilidade. Isso colabora para absorção de água pelas raízes.

Além de tudo isso, em alguns países as minhocas são utilizadas como cosméticos e na culinária.

Leia também: Animais Vertebrados e Invertebrados – O que São e Exemplos

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.