Níquel

O níquel é um dos poucos elementos que é magnético à temperatura ambiente.

O níquel (símbolo Ni de número atômico 28) é o primeiro elemento da décima coluna da tabela periódica. É classificado como um metal de transição. Os átomos de níquel têm 28 elétrons e 28 prótons com 30 nêutrons no isótopo mais abundante.

Níquel - Tabela Periódica

Em condições normais, o níquel é um metal branco-prateado que é bastante duro, mas maleável. O níquel é um dos poucos elementos que é magnético à temperatura ambiente. O níquel pode ser polido até brilhar e resiste à corrosão. Também é um excelente condutor de eletricidade e calor.

O níquel é um dos elementos primários do núcleo da Terra, que especula-se ser, em maioria, uma liga de ferro-níquel. Também é encontrado na crosta terrestre, onde é o vigésimo segundo elemento mais abundante.

A maioria dos níquel extraído para uso industrial é encontrado em minérios como pentlandita, garnierita e limonita. Os maiores produtores de níquel são a Rússia, o Canadá e a Austrália.

O níquel também é encontrado em meteoritos, onde é frequentemente encontrado em conjunto com o ferro. Acredita-se que um grande depósito de níquel no Canadá tenha origem em um meteorito gigante que caiu na Terra há milhares de anos.

Para que serve

A maioria do níquel que é extraído hoje é usada para produzir aços e ligas de níquel. Os aços de níquel, como o aço inoxidável, são resistentes à corrosão, por isso o níquel é frequentemente combinado com ferro e outros metais.

Outras aplicações para o níquel incluem baterias, moedas, cordas de violão e placa de blindagem. Muitas baterias à base de níquel são recarregáveis, ​​como a bateria NiCad (níquel-cádmio) e a bateria NiMH (níquel-hidreto metálico).

Descoberta

O níquel foi isolado pela primeira vez e descoberto pelo químico sueco Axel Cronstedt em 1751 e recebeu o nome em homenagem a palavra alemã “kupfernickel”, que significa “cobre do diabo”.

Os mineiros alemães chamavam o minério de níquel de “kupfernickel” porque, embora pensassem que o minério continha cobre, não conseguiram extrair nenhum cobre dele. Eles culparam o diabo por seus problemas com este minério.

Dados

Massa atômica – 58,6934(4) u
Configuração eletrônica – [Ar] 4s1 3d9
Elétrons – 2, 8, 17, 1
Estado da matéria – sólido
Ponto de fusão – 1728 K
Ponto de ebulição – 3186 K
Entalpia de fusão – 17,48 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 377,5 kJ/mol

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.