Enem terá novo formato de prova a partir de 2024

Mudanças acompanham as diretrizes do Novo Ensino Médio estabelecido pelo Governo Federal. Apesar das alterações, o Enem continuará a ser realizado em duas etapas.

O Governo Federal anunciou a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) na última quarta-feira (14). De acordo com o cronograma, as novidades devem ser implementadas já em 2022. Com isso, mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão inevitáveis.

O cronograma divulgado pelo Governo garante aumento de 800 para 1 mil horas de permanência na escola. Assim, os estudantes ficarão por mais tempo dedicados à educação.

A implantação das novas diretrizes se dará de forma gradual. Em 2022, alunos do 1º ano já terão aulas de acordo com o NEM. Em 2023, as mudanças atingirão o 1º e o 2º ano. 

Só em 2024 o processo se completa nos três anos do Ensino Médio. O NEM tem como foco a escolha de disciplinas pelos jovens estudantes.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não esteve presente no evento que seria sediado no Palácio do Planalto. Bolsonaro precisou ir ao Hospital das Forças Armadas, em Brasília. O presidente brasileiro sofre com dores abdominais. Por isso a solenidade foi transferida para a sede do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O NEM foi estabelecido com base em cinco itinerários formativos:

  • Linguagens e tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza;
  • Ciências humanas; e 
  • Formação técnica e profissional.

Cada estudante terá o direito de escolher as disciplinas que pretende cursar.

O Ministério da Educação (MEC) também anunciou a instalação de centros de mídia em cada estado da Federação. O objetivo é oferecer ensino híbrido (digital e presencial) para a população.

Mudanças no ENEM a partir de 2024

Com as mudanças, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também sofrerá alterações. Contudo, o novo formato só poderá ser aplicado quando as três séries do Ensino Médio forem afetadas pelas novas diretrizes.

Apesar das alterações, o Enem continuará a ser realizado em duas etapas. No primeiro dia, a prova terá caráter geral, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

No segundo dia, os candidatos farão provas específicas, vinculadas ao curso de graduação escolhido. 

Nova divisão de provas do Enem para 2024:

– 1º dia: as provas do Enem do primeiro dia, segundo a BNCC, seriam de:

– Linguagens;

– Matemática;

– Ciências da Natureza;

– Ciências Humanas. 

– 2º dia: as avaliações do segundo dia abordarão disciplinas específicas voltadas às áreas de:

– Ciências Biológicas;

– Ciências Exatas;

– Ciências Humanas. 

A solenidade de apresentação do NEM reuniu secretários de Educação Estaduais e Distrital. Estiveram presentes representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e governadores. 

Além de representantes das Comissões de Educação da Câmara e do Senado e representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.