O coronavírus pode causar outras doenças além da Covid-19: Mito ou verdade?

Saiba se o coronavírus pode causar outras doenças!

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias como a Covid-19 que pode apresentar quadros clínicos que variam entre assintomáticos e insuficiências respiratórias graves.

Inicialmente, o coronavírus foi visto como um causador de gripes ou pneumonias graves, mas o Sars-CoV-2, nome técnico do novo coronavírus, tem se mostrado muito mais complexo.

Em entrevista ao BBC News Brasil, o epidemiologista Paulo Lotufo, que é professor titular de Clínica Médica da Universidade de São Paulo (USP), explicou que em muitos países os hospitais estão recebendo mais casos de pacientes com complicações cardíacas e renais causadas pelo coronavírus.

Segundo o professor Lotufo, isso pode estar acontecendo porque o coronavírus age em receptores associados ao sistema cardiovascular, presentes em pequenas artérias, e provoca infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs) em pacientes que não possuem histórico de problemas cardiovasculares.

Por conta disso, o coronavírus também pode ser associado ao aumento de casos de trombose e hemorragias, pois piora o tempo de coagulação do paciente.

Em estudos recentes foram levantadas possibilidades de que o coronavírus pode levar crianças a terem a Síndrome do Choque Tóxico, uma doença rara que pode desenvolver insuficiência renal aguda.

Sintomas e avanço do novo coronavírus

As recentes associações do coronavírus com outras doenças fazem com que o monitoramento do avanço da pandemia de Covid-19 fique ainda mais complicado.

Lotufo afirmou a BBC News Brasil que muitas pessoas podem estar morrendo infectadas sem apresentar os principais sintomas da Covid-19, como febre e falta de ar, por isso, esses pacientes não são testados e não fazem parte das estatísticas.

Para o prof. Lotufo, é um mito que o coronavírus é exclusivamente um causador de pneumonias e outros problemas respiratórios, já que ele pode estar associado ao desencadeamento de outras doenças.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.