O povo brasileiro e a Proclamação da República do Brasil

A instauração do regime republicano no Brasil é uma das fases mais importantes de nossa recente história.

A Proclamação da República do Brasil é uma das fases mais importantes de nossa recente história. Um dos fatores mais marcantes deste período, destacado pelo historiador José Murilo de Carvalho em suas obras, foi a “passividade” do povo brasileiro em relação às mudanças proclamadas, “que assistiram a tudo bestializados”.

Se voltarmos na História, em 1789, estaremos diante de uma revolução que mudou o mundo e que não se restringiu ao espaço de seu acontecimento, mas influenciou todo o continente europeu e americano, são os ecos da famosa Revolução Francesa.

Por que falar desta revolução? A Revolução Francesa representa a instauração de uma República, em que o Antigo Regime, controlado pela monarquia, foi deposto pela grande camada da população (agricultores, comerciantes, médicos, advogados, etc.) dando lugar à República francesa, estabelecendo assim mudanças radicais na estrutura política da sociedade francesa.

No Brasil, em 1889, a instauração da República não conta com a participação do povo, como ocorrido na França. A República brasileira vem substituir o Regime Monárquico e é instaurada pelos militares que entrariam em crise com a Monarquia.

A construção da ideia republicana já vinha sendo feita e vários manifestos republicanos surgiram a partir de 1870, influenciados pelos outros países da América que já tinham se federalizado. A participação política da população ainda era bastante restrita, controlada pelos dois únicos partidos, o Liberal e o Conservador.

A abolição do trabalho escravo com a Lei Áurea em 1888 agrava a crise entre a Monarquia e os fazendeiros das oligarquias paulistas e do Nordeste.

A questão militar é o ponto final para o nascimento da República no Brasil. Após D. Pedro II punir alguns militares, o Marechal Deodoro da Fonseca se reúne com Quintino Bocaiuva, líder do Partido Republicano Paulista (PRP) e com seus soldados, lidera a derrubada da Monarquia em 15 de novembro de 1889.

Veja também:

você pode gostar também
1 comentário
  1. benji solal Diz

    Para saber mais sobre o dia da Proclamação da República :http://calendario-feriados-brasil.com.br/quantos-feriados/proclamacao-da-republica/

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.