O Povoamento da América

Sítio arqueológico de Huaca Pucllana no Peru. A área é preservada pela prefeitura de Miraflores e pelo Ministério da Cultura do Peru. O local guarda vestígios de uma civilização mais antiga que os Incas.

O Povoamento da America

Quando ocorreu o povoamento da América? Não se sabe ao certo quando os primeiros povoadores chegaram a América, mas estudos baseados em vestidos deixados pelas antigas civilizações apontam que o continente americano teria sido ocupado por volta de vinte mil anos atrás. No entanto, vestígios encontrados em sítios arqueológicos no Brasil estimam que essa ocupação teria ocorrido a mais de cinquenta mil anos atrás.

Por muito tempo os estudos sobre o surgimento e desenvolvimento do homem foram baseados em crenças religiosas, a linha de pesquisa seguida girava em torno do criacionismo. Contudo a partir do movimento racionalista na Europa Ocidental e do enfraquecimento da Igreja Católica, outras teorias evolutivas foram sendo aperfeiçoadas pelos cientistas.

Historiadores acreditam que os primeiros humanos surgiram na África e se espalharam pela Europa, Ásia, Oceania e América. Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, este daria origem ao homem erectus o que segundo pesquisas iniciaria o deslocamento para os outros continentes.

Muitas especulações continuam a ser feitas sobre as origens dos homens primitivos e um dos grandes questionamentos diz respeito aos caminhos percorridos por esses homens. Abaixo conheceremos algumas teorias sobre a travessia para a América.

Qual o caminho percorrido pelos primeiros povoadores?

O Estreito de Bering

O caminho percorrido pelos primeiros povoadores continua sendo objeto de diversos debates e discordâncias entre os pesquisadores. Uns acreditam que o percurso foi realizado pelo Estreito de Bering durante o período da última glaciação quando a região teria se transformado em terra firme possibilitando a travessia da Ásia para a América. Os humanos que vieram por esse caminho não conheciam as navegações e fizeram a travessia a pé, perseguindo animais.

Outros acreditam que a viagem foi realizada através de pequenas embarcações. Vestígios como armas e fósseis encontrados próximo ao sítio arqueológico de Clóvis na América do Norte reforçariam a teoria de travessia pelo Estreito de Bering. Por muito tempo o sítio de Clóvis no Estado do Novo México, nos Estados Unidos foi considerado o mais antigo da América. Mas, anos depois da descoberta de Clóvis novos sítios arqueológicos foram encontrados por pesquisadores na América do Sul, o que colocaria em dúvida sobre qual deles seria o mais antigo.

Teoria do povoamento pelas ilhas do oceano Pacífico

Existe outra teoria que acredita na hipótese de uma travessia realizada pelo oceano pacífico, os defensores dessa ideia sugerem que o Estreito de Bering não foi o único caminho utilizado. Segundo os estudiosos, os primeiros povoadores partiram da Austrália e da Oceania, navegaram em pequenas embarcações pelas ilhas da Polinésia e chegaram até a América do Sul.

Apesar de ser a teoria menos aceita, ela comprovaria que o povoamento da América do Sul ocorreu anterior ao povoamento da América do Norte. A descoberta do sítio arqueológico de Monte Verde no Chile reforçaria essa teoria. Diversos artefatos de pedra foram encontrados nessa região e seriam pertencentes aos povos que atravessaram pelo pacífico.

Os Períodos da Pré-História Brasileira

Os nomes utilizados na Pré-História americana são diferentes dos utilizados para dividira a pré-história dos outros continentes, que seriam o Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. Na América ela seria dividida em Paleoíndio, Arcaico e Formativo.

Paleoíndio

Período que corresponde ao período que vai da chegada dos primeiros homens por volta de 2000 a.C., até aproximadamente 8000 a.C. Os povoadores eram nômades e viviam da caça e da coleta, utilizam armamentos fabricados a partir da pedra lascada. Durante o Paleoíndio eles se espalhariam por toda a América.

Arcaico

Começou por volta de 7000a.C. e durou até 1500a.C. No período Arcaico os homens começam a se adaptar as mudanças climáticas da região, como o aumento da temperatura. O clima influenciaria diretamente o desenvolvimento dos animais e da agricultura. Nessa época os povoadores passam a se dedicar a caça de animais menores e as primeiras plantações. Iniciaram a utilização do cobre para a fabricação de armas e utensílios domésticos.

Formativo

Último período da pré-história americana, Compreende desde 1500 A.C. até o ano 300d.C. Entre suas principais características está o predomínio do sedentarismo e da agricultura, principalmente o cultivo de milho. Nessa época a um desenvolvimento da metalurgia e o aperfeiçoamento do uso da cerâmica. Durante o período formativo grandes civilizações se desenvolveriam dando origem a grandes impérios. A região onde ocorreria o seu desenvolvimento seria chamada de Mesoamérica, o que corresponde atualmente ao México e ao norte da América Central.

Entre as civilizações que se desenvolveram nesse período podemos destacar os olmecas, incas, maias e astecas.

Através dos estudos desses primeiros povoadores e as diversas teorias que os envolvem, podemos concluir que a formação da cultura americana é um resultado da miscigenação entre povos oriundos de diversas partes do mundo.

Lorena Castro Alves
Graduada em História e Pedagogia

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.