O que é a gravidade e como ela nos afeta?

A gravidade é uma das forças mais importantes do universo. Ela está presente em todos astros e estrelas. Descubra o que é gravidade.

A gravidade nada mais é do que uma das forças mais importantes do universo. Isso porque é ela que nos mantem juntos ao planeta, em terra firme. Ou seja, se a gravidade da Terra fosse diferente, muito provavelmente nossa forma de locomoção seria diferente da atual, iriamos levitar, e não andar.

Portanto, a gravidade funciona como uma força atrativa para tudo que é matéria. Dependendo da massa da matéria. Por exemplo, pela gravidade, a massa da Terra nos prende ao chão. Além disso, a mesma gravidade que nos atrai para o chão, também atrai a lua na órbita de nosso planeta.

Por outro lado, a gravidade do Sol e sua força atraem a Terra (e os demais planetas) para sua órbita. Por isso os planetas do sistema solar giram ao redor da estrela, porque ela os atraí com sua força gravitacional.

A força gravitacional da Terra é de 9,807 m/s². Por outro lado, a força do sol é muito superior, com 274 m/s², enquanto a da Lua é de 1,62 m/s².

Massa e Distância

Existem outros dois componentes que interferem na gravidade. São eles a massa e a distância. Isso porque quanto maior a massa que um objetivo tiver, e mais próximo ele estar da força gravitacional do astro, maior será a sua força de atração sobre este objeto.

Um exemplo básico para isso seria o Sol e a Terra. Embora o Sol tenha maior força gravitacional, nós estamos mais próximos do núcleo da Terra, por isso não somos atraídos pela força da estrela.

Origem

O grande físico por trás do conceito de gravidade é Isaac Newton. Segundo a lenda, Newton observou uma maça caindo da árvore, e começou a se questionar sobre se a força que faz as frutas caírem, não seria a mesma mantendo a lua na órbita de nosso planeta.

Ainda segundo os estudos do físico, dois corpos na mesma altura, com massas diferentes, caem ao mesmo tempo. Isso se ambos tiverem a mesma resistência ao ar. Isso porque os objetivos sempre serão atraídos ao centro da Terra.

distânciaforça gravitacionalgravidadegravidade luagravidade solgravidade terraIsaac Newtonmassa