O que é anterídio e arquegônio?

Continue lendo para conhecer as estruturas produtoras de gametas das plantas!

Quando estudamos a reprodução das plantas, é comum ouvirmos palavras e expressões diferentes e inusitadas, como anterídio e arquegônio. Você sabe o que é anterídio e arquegônio?

Essas são duas estruturas relacionadas com a produção de gametas de alguns grupos de plantas. As duas estruturas podem ser encontradas nas briófitas e pteridófitas, as gimnospermas possuem apenas os arquegônios, já as angiospermas não possuem anterídios e arquegônios.

O anterídio produz os gametas masculinos, chamados de anterozoides. Eles podem ser uni ou multicelulares, alongados ou esféricos e ter camadas de células estéreis em seu exterior.

Cada célula espermatógena produzida pelo anterídio dá origem a apenas um anterozoide flagelado.

O arquegônio é o responsável por produzir o gameta feminino, chamado de oosfera. A oosfera é uma estrutura unicelular imóvel que recebe o anterozoide para formar o novo embrião.

Esse órgão produtor de gametas femininos é multicelular e pode ter diferentes formatos, entretanto, o formato de garrafa com base dilatada e tubo alongado é bastante comum nas briófitas.

Anterídio e arquegônio - Briófitas
Anterídio e arquegônio – Briófitas

A base dilatada abriga a oosfera e, quando ela está madura, as células do tubo começam a se desintegrar e dar origem a um fluido que permite a entrada do anterozoide.

Anterídio e arquegônio – Pteridófitas

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.