O que é arte sacra?

A arte sacra é uma manifestação artística que se relaciona com a religiosidade e o sagrado.

A arte sacra é uma manifestação artística que se relaciona intimamente com o sagrado e a religiosidade. Ela envolve todos os acessórios e vestimentas — ornamentações sagradas.

Ela se destaca, em:

  • Utensílios litúrgicos
  • Painéis no teto das igrejas
  • Vitrais
  • Mosaicos
  • Esculturas de santos
  • Pinturas
  • Desenhos de passagens bíblicas

Atualmente, existem diversos museus espalhados pelo mundo expondo obras da arte sacra. No Brasil, ela foi a primeira manifestação artística desenvolvida após a chegada dos portugueses, sendo Aleijadinho um dos mais importantes artistas dessa vertente, no contexto do barroco mineiro.

Por não possuir um estilo definido, as obras da arte sacra dependem da época em questão e da cultura em que se inserem.

É importante salientar que elas não são uma manifestação cultural direcionada a apenas uma religião. Desse modo, a arte sacra é utilizada pelo budismo, cristianismo, entre outras crenças.

Arte Sacra
Interior de um templo budista.

Diferença entre arte religiosa e arte sacra

Mesmo que as artes religiosa e sacra estejam intimamente ligadas, existem uma diferença fundamental que as determina.

Arte religiosa

Consiste em obras artísticas de caráter religioso, simbolizada por pinturas de escrituras bíblicas, esculturas de santos. Geralmente, essas manifestações não se encontram em locais de rituais religiosos.

Arte sacra

São obras de cunho religioso relacionadas aos rituais. Sua missão é embelezar os lugares que ocorrem as celebrações e o ritos religiosos. Além disso, ela tem o papel de envolver as sensações de fé e religiosidade dos fiéis.

Arte sacra – Resumo

De modo geral, tanto a arte religiosa quanto a arte sacra têm a função de ornamentar os lugares, entretanto, as obras produzidas pela segunda têm a missão de compor os rituais religiosos.

Assim, a produção da arte sacra é exclusivamente direcionada aos cultos. Por esse motivo, ela se relaciona com os locais em que os rituais ocorrem. Conclui-se, então, que toda arte sacra é religiosa, mas nem toda arte religiosa, é sacra.

Podemos citar, como exemplo, a obra de Leonardo Da Vinci, A Última Ceia (1495–1497). Ela ornamenta a Igreja e Convento de Santa Maria da Graça, na Itália.

Por se localizar em um lugar direcionado aos rituais sagrados, ela é uma arte sacra.

Arte Sacra
Obra de Leonardo Da Vinci, A Última Ceia – Igreja e Convento de Santa Maria da Graça, Milão.

Saiba mais em: Arte bizantina

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.