O que é autotrófico e heterotrófico?

Os seres autotróficos e heterotróficos fazem parte do fluxo constante de energia na natureza, essencial para a vida na Terra.

Os seres autotróficos e heterotróficos fazem parte do fluxo constante de energia na natureza, essencial para a manutenção da vida na Terra. Esse fluxo de energia ocorre durante as cadeias alimentares e as teias alimentares.

Na cadeia alimentar um organismo produz energia e ela vai sendo repassada para outros indivíduos através da alimentação.

Autotróficos

Os organismos autotróficos também podem ser chamados de autótrofos ou produtores. Esse grupo é composto por organismos que produzem seu próprio alimento através da fotossíntese.

Por isso, os indivíduos autotróficos não precisam consumir nenhum outro organismo para obter energia e são a base das cadeias alimentares, pois são eles que produzem a energia que será repassada aos outros seres vivos.

Os autotróficos são organismos verdes, em sua grande maioria, plantas, mas também podemos encontrar algumas algas e cianobactérias que realizam fotossíntese porque possuem cloroplastos ou outros pigmentos que absorvem luz solar.

Em alguns momentos raros, a energia pode ser gerada através de oxidação química, sem a presença de luz solar, num processo chamado de quimiossíntese que dá origem à matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas, como nitrogênio e o enxofre.

A quimiossíntese é realizada, principalmente, por algumas bactérias que participam do ciclo do nitrogênio ou do enxofre.

Mapa mental - Fotossíntese
Mapa mental – Fotossíntese

Clique aqui para salvar esse mapa mental em PDF!

Heterotróficos

Os seres heterotróficos são aqueles que obtêm energia e nutrientes se alimentando de outros seres vivos. Como eles não conseguem produzir carbono, eles necessitam utilizar fontes de carbono de outros organismos.

Eles também podem ser chamados de heterótrofos e são os consumidores na cadeia alimentar, podendo depender direta ou indiretamente dos seres autótrofos.

Os que dependem de forma direta possuem uma alimentação herbívora, baseada em produtores. Já os carnívoros dependem de forma indireta, pois consomem a maioria dos animais herbívoros para obter a energia.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.