O que é bibliografia?

Nome do autor, título, ano, editora. Saiba o que é significa a palavra bibliografia e veja sua importância para os trabalhos acadêmicos.

O que é bibliografia? A palavra bibliografia refere-se à toda fonte de consulta utilizada em uma pesquisa, ou seja, o conjunto de obras utilizadas como apoio para um determinado estudo. 

Seu principal objetivo é fundamentar trabalhos, principalmente os acadêmicos, apresentando as referências usadas na sustentação dos argumentos e ideias de quem o escreveu. 

Além disso, o uso da bibliografia também serve como forma de catalogar sistematicamente as obras de um determinado autor ou área de estudo.

Onde e quando utilizar a bibliografia?

É obrigatório que a bibliografia apareça ao final do trabalho, em citação direta das dos livros, jornais, revistas, filmes, sites da internet e etc, usados como recurso informacional da pesquisa. 

Por isso, recomenda-se que, durante a leitura e busca de dados para o trabalho, seja importante ir anotando os dados básicos requisitados pela bibliografia, como nome do autor, ano, editora, título, link e por aí vai.

Muito comum no ambiente das universidades, a bibliografia também pode atuar como um guia para professores e alunos que queiram se aprofundar em uma determinada área. 

Por exemplo, se a matéria for sobre as teorias da comunicação, apenas os autores que tratam do assunto devem fazer parte da ementa e plano da disciplina. Isso ajuda na especificação e aprofundamento do tema.

Mais uma vez, a bibliografia serve para identificar as obras que foram consultadas para a criação do trabalho em questão. 

Para manter um padrão sobre o quê e como colocar o nome dessas fontes, existe no Brasil a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), responsável por definir as regras de formatação dos trabalhos acadêmicos.

Exemplos de bibliografia

Seguindo as normas e regras da ABNT, o uso da referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos deve aparecer sob a seguinte forma:

  • Livros

Para a referência de livros de um autor: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

Exemplo:

RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.

Para a referência de livros com até 3 autores: no mesmo modelo utilizado para citar um autor, nesse caso, deve-se escrever os nomes dos 3 autores, separando por ponto e vírgula seguido de espaço.

Exemplo:

TAFNER, Malcon Anderson; TAFNER, José; FISHER, Juliane.Metodologia do trabalho acadêmico. Curitiba: Juruá, 1998.

Para referência de livros com mais de 3 autores: cita-se apenas o primeiro e, em seguida, coloca-se a expressão em latim et.al

Exemplo:

BARROS, Helena Dias et al. Educação: escola especial. Porto alegre: Mirassol, 1999.

  • Sites

Caso tenha retirado alguma informação ou dado de um site, a referência deve seguir a seguinte norma: SOBRENOME DO AUTOR – nome do autor – título do Artigo – Ano – link – data de acesso (antes da data acrescenta-se a expressão acesso em:). Em relação ao nome do autor, este pode ser omitido. 

Exemplo:

BOOK ANNOUNCEMENT, 18 may, 1997. Produced by 1. Drummond. Disponível em: < http: // www. Btr. Br / bionner / DB search? BIOLINE – L + READC + 5 > Acesso em 25 maio 1998.

  • Artigo de revista

Para mencionar artigos de revista como fonte da sua pesquisa, utiliza-se a bibliografia da seguinte forma: AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano.

Exemplo:

RODRIGUES, M. A estrutura do conhecimento. Enfoque. São Paulo. v.11, n.1, p.51, jan.1983.

  • Órgãos governamentais, associações, empresas e entidades coletivas em geral

Nesse caso, a citação deve seguir a seguinte estrutura: NOME DA ENTIDADE. Título em destaque. Cidade:Editora, Ano.

Exemplo:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Queda do analfabetismo no Brasil. São Paulo: 2004.

Diferença entre bibliografia e referências bibliográficas

Você sabia que bibliografia e referências bibliográficas são diferentes?

É muito comum achar que ambas as nomenclaturas tratam da mesma coisa. Apesar da semelhança, existe uma diferença que deve ser levada em conta. 

Enquanto a bibliografia se resume no conjunto de obras lidas e consultadas, assistidas ou ouvidas como ajuda no processo de desenvolvimento de um trabalho acadêmico, as referências bibliográficas são os trechos e citações que aparecem no corpo do trabalho e que também devem ser referenciadas, por meio da indicação dos nomes dos autores transcritos.

Elas devem aparecer ao final da citação, informando o nome do autor, ano de publicação e página do qual o trecho foi retirado.

Entretanto, é importante mencionar que mesmo colocando a referência na transcrição de um determinado autor, ainda é necessário colocar a bibliografia geral da obra no final. 

Em resumo: 

  • Bibliografia: grupo de obras usadas como base para uma pesquisa. Inserida ao final do trabalho.
  • Referências bibliográficas: conjunto de citações de determinada obra. Coloca-se as referências ao final de cada citação e nome da obra também deve aparecer na bibliografia.

Veja também: 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.