O que é compliance?

Atualmente as empresas usam o compliance para seguirem em conformidade com as regras e leis. Entenda o que é esse conceito, qual a importância e benefícios.

Em meio a um conturbado cenário político e empresarial, onde a corrupção é muito notada, surge a importância do compliance.

Esse termo vem junto a necessidade das organizações implantarem regras e políticas para agir em conformidade com leis e regulamentos.

O que é compliance?

A palavra compliance vem do inglês “comply”. Em tradução, significa seguir, agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, ou comando. Assim, as organizações que resolvem seguir essa prática devem estar em conformidade com regras, leis e regulamentos internos ou externos.

Com isso, os riscos empresariais são minimizados, até porque o compliance age como um guia do comportamento de uma empresa diante do mercado em que atua.

Portanto, são ações colocadas em prática para garantir relações éticas e transparentes internamente ou entre empresas, consequentemente estará em compliance ambiental trabalhista, financeiro, de segurança do trabalho, operacional, entre outros.

Importância

O compliance direciona as empresas a agirem de forma correta. Além disso, as organizações passam a ter um sistema de controle interno para proporcionar maior segurança a própria empresa, assim como suas atuações e operações e proteção contra corrupções e fraudes.

Para uma empresa estar em compliance, ela deve ter total conhecimento do negócio, dos processos, tanto internamente, quanto externamente.

Caso a empresa não tenha esse domínio sobre o negócio, surge a possibilidade de aprimoramento e passar a garantir que a empresa esteja em total conformidade com as regras.

Benefícios para a empresa

Quando uma empresa está em compliance e mostra isso para o mercado, ela passa a ter mais notoriedade e confiança, pois fica claro que essa empresa age corretamente, com boas práticas, e segue regras e leis.

Assim, a organização se destaca perante as outras, trazendo valor para o negócio, ganha reconhecimento, vantagens competitivas e, o mais importante, mostra que a empresa age com transparência.

Além disso, a implantação de programas de compliance ajuda na prevenção de riscos corporativos, remediando riscos de violação de lei.

Também, permite a identificação antecipada de problemas e reconhecimento de ilicitudes em outras organizações, proporcionando um rompimento com parceiros prejudiciais que poderiam prejudicar a empresa.

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