O que é CTPS?

A sigla CTPS quer dizer Carteira de Trabalho e Previdência Social e corresponde o documento que contém todas as informações do trabalhador formal.

O que é CTPS? A sigla CTPS significa Carteira de Trabalho e Previdência Social. Nela, estão registradas todas as atividades profissionais do trabalhador contribuinte.  

Trata-se de um documento obrigatório a todos os trabalhadores formais que estejam atuando em atividades relacionadas à indústria, comércio, agricultura, serviços domésticos e a pecuária.

Sua emissão é feita pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) ou em lugares de atendimento ao trabalhador. 

A Carteira de Trabalho assegura ao profissional contribuinte a prerrogativa dos principais direitos trabalhistas como seguro-desemprego, Fundo de Garantia pelo Tempo de Serviço (FGTS), além dos benefícios da Previdência Social. 

A partir do ano de 2008, o sistema de emissão de uma CTPS tornou-se informatizado na intenção de integralizar os dados de todos os trabalhadores do Brasil. 

É um documento na cor azul, resistente e com proteção antifraude. Para estrangeiros residentes no país, a Carteira de Trabalho é gerada na cor verde.

Pode ser solicitada por pessoas com idade superior a 14 anos, observando que menores de 16 anos devem ser encaixados na categoria de jovem aprendiz.

Criada durante o Estado Novo da Era Vargas, a CTPS foi regulamentada por meio do decreto 20.035, do dia 29 de outubro de 1932.

Veja também: O que é o STEM? Veja como aplicar em sala de aula.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.