O que é empreendedorismo?

Pra quem sempre teve o sonho de ter um negócio, o empreendedorismo é a palavra da vez. Confira o que é e como empreender.

Atualmente, a palavra empreendedorismo vem sendo muito falada, gerando muitas expectativas. Os empreendedores são importantes para a sociedade, por trazer um pioneirismo e realizarem mudanças importantes.

O que é empreendedorismo? O empreendedorismo em seu conceito é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, tomar atitudes, ao criar e inovar, para desenvolver soluções e dinamizar serviços, produtos ou atividades de organização e administração.

Além disso, empreender no âmbito de trabalho, se refere a criar e executar algo novo, seja um serviço, produto, marca, projeto ou uma nova empresa. Então, o termo empreender esta diretamente ligado à proatividade de criação e inovação. Colocar em prática uma ideia nova, oferecendo um serviço ou produto inédito.

Entretanto, hoje em dia uma pessoa que abre algum tipo de negócio, sendo uma microempresa ou não, é considerada empreendedora.

Portanto, a definição de empreendedorismo foi popularizada e abrange novos significados.

Porém, existe uma grande importância no empreendedorismo ligado à inovação, até porque sem ele não haveria mudanças significativas nos negócios e mercados, sem novas alternativas mais adequadas e benéficas para a situação existente.

Inclusive, pode-se dizer que o empreendedorismo é o ponto de partida para o desenvolvimento econômico e social de um país.

As principais características de um empreender

A pessoa que tem interesse e está inserida no mundo do empreendedorismo tem que ter algumas características necessárias para esse universo, como:

  • Proatividade: essa pessoa precisa ter responsabilidade as tomadas de decisão, realizar esforços para atingir um resultado e a capacidade de olhar adiante;
  • Otimismo: este deve acreditar sempre que tudo vai dar certo, mas não fica somente esperando que as coisas aconteçam. Ele vai atrás para garantir sucesso e chegar aos seus objetivos;
  • Criatividade: ter capacidade de invenção, reinvenção e inovação.

Além disso, o empreendedor sabe trabalhar bem em equipe, acreditar no seu potencial e conseguir enfrentar riscos, pois situações inovadoras só são feitas enfrentando riscos.

Tipos de empreendedorismo

Empreendedor nato

Este é o tipo de empreendedor que é mais reverenciado. São os que começam a trabalhar desde novos, com poucas condições, e revolucionam o mercado ou área que resolvem empreender.

São visionários e otimistas, se comprometendo a realizar seus sonhos.

Empreendedor que aprende

O empreendedor que aprende é aquela pessoa que se depara com um novo negócio e decide aprender para gerir esse negócio.

Tem-se como exemplo quando surge um novo negócio e a pessoa decide mudar sua vida por completo e de área para empreender em um negócio.

Empreendedor serial

Este tipo de empreendedor consiste nas pessoas que têm a qualidade de ter uma criatividade mais aguçada e conseguem ter diversas ideias de negócios.

Assim, elas criam e vendem esses negócios. Após a venda, elas iniciam um novo e vendem mais uma vez, seguindo nessa rotina de criar empreendimentos para vender.

Empreendedor corporativo

Consiste na busca por novas ferramentas e formas de impulsionar seu negócio visando lucro e sucesso da própria empresa. Adquirindo novos métodos de trabalho ou produtos no mercado.

Empreendedor social

O empreendedor social ele busca inovações que vão impactar em melhorias para a sociedade e não visando em um lucro para si.

É comum esses empreendedores trabalharem em organizações não governamentais, voluntários, públicos e comunitários.

Empreendedorismo digital

Esse ramo está ligado àquelas pessoas que usam a internet como meio de negócios, oferecendo serviços ou produtos. Pode ser usado também por empresas que visam expandir seu negócios, na área de vendas, interação, comunicação etc.

Os exemplos para essa categoria são blogs, cursos online, aplicativos, canais do youtube, entre outros.

O que fazer para ser empreendedor?

O primeiro passo é analisar e compreender o mercado que se está inserido, de forma que a pessoa possa começar a olhar por outros ângulos e poder tem novas ideias e mudanças inovadores para o mercado ou tipo de negócio.

Segundo, a persistência, otimismo e autoconfiança são fatores importantes para ser um empreendedor, por que começar qualquer negócio, ou atividade pode não ser fácil.

Assim, deve-se compreender que os fracassos podem ser parte do caminho para um negócio de sucesso.

O planejamento também é muito importante, pois assim obtém mais detalhes e organização do que é pretendido fazer e uma visão da realidade projetada.

Confira também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.