O que é fibromialgia?

Dores pelo corpo todo, noites sem dormir, alterações na memória, ansiedade... estes são alguns dos sintomas ligados à fibromialgia. Saiba como tratar e evitar o problema que pode estar relacionado ao estresse.

O que é fibromialgia? A fibromialgia é uma síndrome conhecida também como fibrosite ou fibromiosite.

Os pacientes que são diagnosticados com o problema geralmente sofrem com dores no corpo todo, principalmente na musculatura, também reclamam de cansaço contínuo, má qualidade do sono, sensibilidade em algumas partes do corpo, além de alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Por causa do problema, muitos pacientes não toleram ser agarrados ou abraçados. Embora a sensação seja de inchaço das articulações, a inflamação não acontece, essa percepção se dá pela contração da musculatura em resposta à dor. 

Em razão do sono profundo ser interrompido em 95% dos casos de fibromialgia, é comum as afirmações de “acordo mais cansada do que me deitei” e “parece que um caminhão passou sobre mim”. Também, alguns se referem a um desconforto grande nas pernas ao deitar, chamado de Síndrome das Pernas Inquietas que faz com que se tenha a necessidade de esticá-las, mexê-las, ou sair andando para aliviar o desconforto    

Além disso, a síndrome também pode causar a Síndrome da Apneia do Sono que provoca a falta de respiração durante a noite e piora o quadro de má qualidade do sono e sonolência excessiva no decorrer do dia.

Pontos de dor mais frequentes

Pontos de dor fibromialgia – Imagem: reprodução

Quem mais sofre de fibromialgia

 Em 90% dos casos, a síndrome acontece mais em mulheres entre 35 e 50 anos, contudo, também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos. 

Causas da fibromialgia

Atualmente, a causa específica da síndrome é desconhecida. Todavia estudos mostram que os níveis de serotonina dos pacientes são baixos, o que aponta que tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento. 

Como tratar a fibromialgia

Para diminuir os sintomas das fibromialgia o mais indicado pelos especialistas são os seguintes tratamentos:

  • Prática de exercícios diariamente;
  • Compressas quentes; 
  • Massagens e acupuntura; 
  • Analgésicos e antiinflamatórios associados a antidepressivos tricíclicos;
  • Acompanhamento psicológico e emocional. 

Como prevenir

  • Evite carregar pesos;
  • Fuja de situações que aumentam o nível de estresse;
  • Fique em posição confortável quando permanecer em sentado por muito tempo;
  • Para dormir, prepare um espaço sem luz, barulho, colchão incômodo, temperatura desagradável; 
  • Mantenha um programa regular de exercícios físicos.

Veja também: 12 Doenças de pele causadas por estresse

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.