O que é infravermelho?

O infravermelho é um tipo de radiação eletromagnética, um continuum de frequências produzidas quando os átomos absorvem e liberam energia.

O que é infravermelho? A radiação infravermelha (IR), ou luz infravermelha, é um tipo de energia radiante. Ela é invisível aos olhos humanos, mas podemos sentir como calor. Todos os objetos no universo emitem algum nível de radiação IR, mas duas das fontes mais óbvias são o sol e o fogo.

O IR é um tipo de radiação eletromagnética, um continuum de frequências produzidas quando os átomos absorvem e liberam energia. O astrônomo britânico William Herschel descobriu a luz infravermelha em 1800, segundo a NASA.

Em um experimento para medir a diferença de temperatura entre as cores no espectro visível, ele colocou termômetros no caminho da luz dentro de cada cor do espectro visível. Ele observou um aumento na temperatura de azul para vermelho, e ele encontrou uma medição de temperatura ainda mais quente logo após a extremidade vermelha do espectro visível.

Espectro eletromagnético

Dentro do espectro eletromagnético, as ondas infravermelhas ocorrem em frequências acima das microondas e logo abaixo das da luz visível vermelha, daí o nome “infravermelho”. Ondas de radiação infravermelha são mais longas que as da luz visível, de acordo com o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech).

As frequências de IV variam de cerca de 3 gigahertz (GHz) até cerca de 400 terahertz (THz). Já os comprimentos de onda são estimados entre 1.000 micrômetros (µm) e 760 nanômetros (2.9921 polegadas). Entretanto, esses valores não são definitivos, segundo a NASA.

Semelhante ao espectro de luz visível, que varia do violeta (o menor comprimento de onda da luz visível) ao vermelho (maior comprimento de onda), a radiação infravermelha tem sua própria faixa de comprimentos de onda.

As ondas mais curtas “próximas ao infravermelho”, que estão mais próximas da luz visível no espectro eletromagnético, não emitem nenhum calor detectável e são descarregadas de um controle remoto da TV para mudar os canais.

As ondas mais longas do “infravermelho distante”, que estão mais próximas da seção de microondas no espectro eletromagnético, podem ser sentidas como calor intenso, como o calor da luz solar ou do fogo, de acordo com a NASA.

A radiação IR é uma das três maneiras pelas quais o calor é transferido. As outras duas são convecção e a condução. Tudo com uma temperatura acima de 5 graus Kelvin (menos 268 graus Celsius) emite radiação IR.

O sol emite metade de sua energia total como IR. Grande parte da luz visível da estrela é absorvida e reemitida como IR, de acordo com a Universidade do Tennessee.

Usos domésticos

Eletrodomésticos como lâmpadas de calor e torradeiras usam radiação IR para transmitir calor. Aquecedores industriais como aqueles usados ​​para secar e curar materiais também utilizar IR. As lâmpadas incandescentes convertem apenas cerca de 10% de sua energia elétrica em energia visível, enquanto os outros 90% são convertidos em radiação infravermelha.

Lasers infravermelhos podem ser usados ​​para comunicações ponto-a-ponto em distâncias de algumas centenas de metros. Os controles remotos de TV que dependem da radiação infravermelha emitem pulsos de energia infravermelha de um diodo emissor de luz (LED) para um receptor infravermelho na TV. O receptor converte os pulsos de luz em sinais elétricos que instruem um microprocessador a executar o comando programado.

Detecção de infravermelho

Uma das aplicações mais úteis do espectro de infravermelho é em detecção. Todos os objetos na Terra emitem radiação IR na forma de calor. Isso pode ser detectado por sensores eletrônicos, como os usados ​​em óculos de visão noturna e câmeras infravermelhas.

Um exemplo simples de tal sensor é o bolômetro. Ele consiste em um telescópio com um resistor sensível à temperatura em seu ponto focal. Se um corpo quente entrar no campo de visão deste instrumento, o calor causa uma mudança detectável.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.