O que é Ledo Engano?

Sentença é utilizada quando a pessoa comete um erro de forma ingênua, sem se dar conta da confusão.

O que é Ledo Engano? A expressão “Ledo Engano” é utilizada quando um erro é cometido de boa-fé, ou seja, de forma não intencional, resultando em uma surpresa positiva, alegre. Normalmente, aplica-se essa sentença quando o indivíduo não se dá conta da confusão, por conta de sua ingenuidade ou até mesmo pela falta de informação ou visão crítica sobre um tema.

Significado de Ledo Engano

A palavra Ledo é derivada do latim, que significa feliz, alegre, risonho. Portanto, ao acrescentar a palavra Engano, conclui-se que o erro foi causado sem malícia, pois a pessoa não tinha intenção de cometê-lo.

O primeiro registro escrito desta expressão foi encontrado na obra Os Lusíadas, do poeta português Luiz Vaz de Camões, que acredita-se ser o precursor da utilização desta expressão em um texto.

Sinônimos de Ledo Engano

A expressão Ledo Engano é formada por um substantivo e um adjetivo, portanto seus sinônimos normalmente seguem essa mesma estrutura. Por exemplo, podemos utilizar as composições “Descuido alegre”, “Equívoco feliz”, “Imprecisão feliz” ou “engano alegre”, sem alterar o significado aplicado em uma frase.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.