O que é logradouro?

Você sabe o que é logradouro? Acabe com sua dúvida e descubra o significado dessa palavra tão usada no dia a dia.

O que é logradouro? A palavra logradouro, em sentido geral de utilização, refere-se a uma rua, a um espaço público destinado ao fluxo de pessoas e veículos. 

São designados como logradouro algumas das seguintes localidades: avenidas, alamedas, chácaras, conjuntos, distritos, fazendas, favelas, morros, parques residenciais, ruas, rodovias, viadutos, vilas, entre outros.

A etimologia do termo vem da palavra lograr que também se aplica para definir de um terreno contíguo, ou seja, uma área adjacente anexada a uma habitação. A exemplo, podemos citar uma horta, jardim, área de lazer, pasto para gado e etc.

Correios e logradouro

Para o sistema de endereçamento dos Correios, empresa pública responsável pelo envio e entrega de correspondências no Brasil, logradouro está diretamente associado ao endereço. 

Ao fazer uma busca de um CEP (Código de Endereçamento Postal) no site dos Correios, é tido como logradouro as seguintes opções: 

aeroporto

alameda

área

avenida

campo

chácara

colônia

condomínio

conjunto 

distrito

esplanada

estação

estrada

favela 

fazenda

feira

jardim

ladeira

lago

lagoa

largo

loteamento

morro

núcleo

parque

passarela 

pátio 

praça

quadra 

recanto

residencial 

rodovia 

rua 

setor 

sítio 

travessa

trecho 

trevo

vale

vereda

via 

viaduto 

viela

vila

Em certo cadastros, no campo logradouro, é necessário apenas as informações relacionadas ao tipo e nome do lugar, por exemplo : Rua 25 de Março. Posteriormente, caso não apareçam os espaços destinados aos complementos como quadra, lote e bairro, supõe-se que o endereço completo e informações adjacentes devem ir no campo “logradouro”.

Entretanto, na maioria dos casos, as opções de preenchimento cadastrais aparecem subdivididos, ficando então para o campo logradouro apenas o tipo e nome do lugar.

logradouro-correios
Modelo de utilização do termo logradouro pelos Correios

Categorias de logradouro

Existem dois tipos de logradouro: os de caráter público e os destinados ao setor privado

Um exemplo de logradouro público bastante comum e utilizado por todos são as ruas. Presente na maioria dos centros urbanos, é um local de acesso livre a qualquer indivíduo. Já um logradouro privado é mais restrito, podendo ser um condomínio, uma área comum privada, ou até mesmo uma rua ( para os casos dos condomínios fechados).

Veja também: O que é logística?

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.