O que é NIS?

O número é utilizado como dado cadastral em programas sociais, como por exemplo, o Bolsa Família.

O que é NIS? Para quem não sabe, o NIS refere-se ao Número de Identificação Social. Ele representa o número de cadastro concedido pela Caixa Econômica Federal aos beneficiários de algum programa social e que ainda não possuem o  registro do PIS ( Programa de Integração Social).

De forma mais simples: o NIS é uma espécie de “CPF Social” que busca simplificar e ajudar na identificação do trabalhador que deseja ser incluído nos chamados “cadastros sociais” ligados ao governo. 

Com o NIS em mãos, as pessoas interessadas podem se inscrever aos programas sociais do governo, como por exemplo, o Bolsa Família. O cadastro para a obtenção do número é geralmente realizado na sede da prefeitura dos municípios.

O NIS está diretamente ligado ao PIS, que nada mais é do que o número atribuído aos trabalhadores de carteira assinada do setor privado. Por exemplo, se uma pessoa que já conseguiu o NIS optar por trabalhar sob o regime de carteira assinada em alguma empresa, tanto o número do NIS como do PIS serão os mesmos.

O NIS aparece tanto nos cartões relacionados aos programas sociais, quanto na carteira de trabalho (CTPS); neste último sob a forma de PIS.

Qual a diferença entre NIS e NIT?

A sigla NIT refere-se ao Número de Identificação do Trabalhador. Normalmente, é obtido diretamente nas agências da Previdência Social

O número serve como reconhecimento do trabalhador autônomo, ou seja, aquele que não trabalha e que nunca trabalhou sob o regime de carteira assinada. 

Do contribuinte autônomo com NIT, apenas recolhe-se o fundo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Nos caso de uma empresa querer contratar um funcionário que possua apenas o NIT, é necessário realizar o cadastro desse trabalhador no PIS. Dessa forma, serão recolhidos tanto o INSS quanto o FGTS ( Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

numero-nis-carteira de trabalho.
Para os trabalhadores de carteira assinada, o número do NIS e do PIS é o mesmo

Veja também: Como cadastrar a senha do Cartão Cidadão?

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.