O que é Nômade?

Estilo de vida era muito comum durante a Pré-História, e era relacionado aos recursos disponíveis em uma localidade.

Nômade é aquele ou quem não tem uma habitação física, sem se fixar por muito tempo no mesmo local. Ou seja, que vivem se mudando de um lugar para outro, sem estabelecer residência.

O termo nômade tem origem no latim nomas/nomadis, cujo significado é “grupos errantes”, e pode ser utilizado como substantivo ou adjetivo.

O nomadismo foi um estilo de vida muito comum entre grupos humanos, principalmente durante a Pré-História. Diversas tribos se espalhavam pelo território, de acordo com a disponibilidade de recursos naturais, a fim de garantir sua sobrevivência.

Caçadores e coletores

Os nômades eram caçadores e coletores, isto é, viviam da caça de animais, da pesca e da coleta de frutos da natureza para sua subsistência. Eles viviam em determinado local, até que os alimentos se esgotassem.

Quando isso acontecia, partiam para outros locais onde houvessem mais recursos. Era um modo de vida muito instável, pois dependia de variáveis como as condições climáticas, a existência de animais, o ritmo e as necessidades do grupo, entre outros.

Habilidades

No entanto, com o tempo, esses grupos foram aprimorando algumas técnicas para a realização de suas atividades. Eles desenvolveram habilidades e criaram ferramentas e utensílios.

Isso possibilitou a caça de animais maiores, melhorando seu sustento e a sobrevivência. Com isso, esses grupos puderam ficar por mais tempo em uma determinada localidade, e começaram também a estabelecer relações de trabalho coletivo.

Vida sedentária

Com o início da atividade agrícola, há cerca de 10 mil anos, foi possível estabelecer a vida sedentária. O cultivo de alimentos permitiu que o sustento dos grupos durasse por períodos maiores.

Consequentemente, houve também o aumento populacional, já que o estilo de vida se tornou mais estável. Para realizar o cultivo, foram necessários o domínio dos rios e a construção de obras públicas, o que resultou também em uma Revolução Urbana.

Atualmente

No entanto, ainda que em um número bem reduzido, o nomadismo existe até os dias de hoje em determinados locais do planeta, principalmente em regiões desérticas. É o caso de algumas sociedades da África, em Nova Guiné, e até mesmo do Brasil, que possui grupos indígenas de vida nômade no interior da floresta amazônica.

O termo atualmente também é empregado na expressão Nômade Digital, que se refere ao profissional que utiliza a tecnologia para realizar suas atividades, independente de sua localização.

São funcionários remotos, freelancers ou empreendedores, que trabalham de qualquer parte do mundo, sem uma base fixa, com a condição de que cumpram seus horários e entreguem resultados positivos.

Alguns dos sinônimos da palavra nômade são: vagante, errante, boêmio, itinerante, andante, erradio, errático.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.