O que é resenha?

A resenha é um gênero textual muito comum no âmbito acadêmico. É considerada como sendo uma abordagem crítica, descritiva e opinativa sobre uma obra.

A resenha é um gênero textual responsável por descrever determinada obra, com a intenção de apresentá-la ao público interessado. Os principais itens abordados em uma resenha são a análise, descrição e enumeração dos pontos positivos ou negativos de um trabalho. 

Pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento, como na literatura, em textos jornalísticos, acadêmicos e etc.

Lexicalmente, sua origem vem da palavra em latim resignare ( “re”, novo e signum, sinal ou marca).

Tipos de resenha

As resenhas cumprem o papel de análise das principais características de uma obra. Nesse caso, ela passa a cumprir três funções primordiais:

  1. Identificar a obra a ser resenhada;
  2. Descrever e apresentar em forma de resumo o assunto da obra;
  3. Avaliar o conteúdo da obra analisada, dando sua opinião própria (nesse caso chamamos de “resenha crítica”).

Dentre os tipos citados acima, o gênero textual resenha se apresenta em três tipos:

Resenha crítica: é a forma mais comum de resenha. Nela, o resenhador avalia todos os aspectos de uma obra. Por exemplo, no caso de um livro, será levado em conta o estilo de escrita, estética, beleza, fundamentação, contexto histórico e etc. No caso da resenha crítica, é imprescindível que haja a crítica positiva ou negativa do autor/resenhador e se ele recomenda ou não o consumo da obra.

Resenha descritiva: na resenha descritiva, também conhecida como técnica ou científica, o autor/resenhista no julgamento do conteúdo analisado, deve avaliar os pontos principais e relevantes de uma obra, em um processo minucioso de descrição dos seus itens. Diferentemente da resenha crítica, a forma descritiva não necessita da opinião do autor, sendo inerente às críticas pessoas de quem a produz.

Resenha temática: a resenha temática é caracterizada por ser uma análise de vários textos cuja temática é a mesma. Por incluir um grande número de produções e autores, a resenha temática é mais simples e de fácil organização.  Ao escrever, o autor deve se atentar para a valorização das melhores ideias sobre o assunto a ser discutido.

Resenha x resumo

Muitas pessoas confundem resenha e resumo. De fato, ambos os gêneros textuais possuem semelhanças, mas as diferenças são ainda mais notáveis. 

O resumo nada mais é do que uma síntese direta e objetiva sobre um determinado assunto, texto, obras literárias, fílmicas, jornalísticas e etc. 

Nele, o autor deve extrair as principais ideias do conteúdo abordado e apresentá-lo de maneira sumarizada, para que o leitor consiga de imediato absorver apenas o essencial. 

Sendo assim, confira o quadro abaixo com as principais diferenças entre resenha e resumo e nunca mais erre na hora de produzir seus textos:

RESENHA

RESUMO

Deve conter um cabeçalho contendo as informações básicas sobre a obra resenha, como nome, data de publicação, autores e etc. Faz-se um pequeno resumo em forma de texto apresentando a obra. Deve ser feita antes do desenvolvimento do texto.
Apresentar as informações sobre os autores da obra, como formação acadêmica, nacionalidade, publicações e etc. Destacar os métodos, objetivos e resultados do tema abordado e sua relevância para o campo da pesquisa.
Sob a forma de um resumo, apresentar a obra, dividindo-a em capítulos em casos de livros e cenas, nos casos das produções audiovisuais. Selecionar as principais ideias, filtrar e excluir as informações redundantes.
Por meio de forma direta ou indireta, o resenhista deve adicionar ao texto seus comentários e julgamentos sobre a obra.  O texto é geralmente feito em prosa e sem o uso de tópicos, sempre utilizando o verbo na 3ª pessoa. 
Incluir ao fim da resenha, no caso de resenha crítica, a opinião do resenhista, se ele recomenda ou não a obra para o leitor. Faz-se o uso de palavras-chave ao final do resumo, devendo estar sempre separadas por vírgula e finalizadas com um ponto final.

Veja também: O que é gênero textual?

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.