O que é VAR nos jogos de Futebol? Função e Características

Depois de anos de pedidos de tecnologia de vídeo no futebol, o VAR entrou em ação. O uso da tecnologia de vídeo tem sido um ponto de discussão importante.

O uso da tecnologia de vídeo tem sido um ponto de discussão importante desde a sua introdução. Apesar das reclamações, mais competições estão usando esse método. Depois de anos de pedidos de tecnologia de vídeo no futebol, o VAR entrou em ação.

Foi usado pela primeira vez na Inglaterra em novembro de 2017. Longe de eliminar o debate em torno das decisões de arbitragem, no entanto, o novo sistema resultou em mais discussão e controvérsia.

No geral, tem havido bons e maus momentos relacionados ao VAR. Mas o que exatamente é VAR e por que foi projetado? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre uma grande mudança na forma como o futebol é oficializado.

O que é VAR?

VAR significa Árbitro Assistente de Vídeo. Na verdade, é uma equipe de três pessoas que trabalham juntas para revisar certas decisões tomadas pelo árbitro principal. Eles assistem a replays de vídeo dos incidentes relevantes em uma partida.

Essa equipe é composta pelo próprio árbitro assistente de vídeo, seu assistente e um operador de replay. Eles ficam em uma sala de operação de vídeo que oferece diferentes ângulos de câmera de uma jogada.

Quatro tipos de decisões podem ser revisadas usando VAR: pênaltis, faltas, cartões vermelhos e identidade equivocada na aplicação de um cartão. Para que uma decisão tomada no campo seja anulada, deve ser um “erro claro”.

O processo de revisão de uma decisão pode funcionar de duas maneiras. Ou o árbitro pode solicitar uma revisão após tomar uma decisão ou a equipe de VAR pode recomendar uma. Na última situação, se o VAR julgar que existe a possibilidade de um erro claro ter sido cometido, ele pode notificar o árbitro.

O árbitro então tem algumas opções. Ele pode reverter imediatamente a jogada com base no conselho do VAR ou seguir com a decisão inicial.

Quão bem o VAR funciona?

A FIFA acredita que o sistema – embora imperfeito – foi bem sucedido em seu uso. Eles dizem que durante as etapas de grupos da Copa das Confederações de 2017, seis decisões de “mudança de jogo” foram tomadas com a ajuda do VAR, além de outros 29 “incidentes maiores”.

Alguns jogadores e treinadores, no entanto, ficaram menos impressionados. Uma queixa comum tem sido o tempo necessário para rever as decisões e a maneira que causa confusão e interrompe o jogo.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Rafael Diz

    Muito obrigado por compartilhar tanto conteúdo de valor. Vou continuar seguindo o blog / site e compartilhando

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.