O que fazer quando tentam te derrubar?

Um time precisa de sincronia e é necessário que todos dêem o melhor de si. Mas, infelizmente, é muito comum ouvir uma realidade diferente.

Para que haja um ambiente de trabalho maduro e saudável é preciso que todos os colaboradores exerçam sua função de forma plena e efetiva. Um time precisa de sincronia e é necessário que todos dêem o melhor de si. Mas, infelizmente, é muito comum ouvir uma realidade diferente.

O termo “puxar o tapete” é algo comum em assuntos sobre ambiente de trabalho. O puxador está em todo parte e, na maioria das vezes, é difícil de ser identificado. Seja por inveja, concorrência desleal ou personalidade, os puxadores de tapete estão sempre em ação e demonstram ser uma ameaça para profissionais de sucesso.

Independente se te atrapalha ou não, o importante é não pensar em vingança ou troco, mantenha seu foco, ética e auto-estima, porém, é de vital importância aprender a identificar estes puxadores. Assim você evita se expor a pessoas que querem te prejudicar propositalmente e permite que você entenda melhor seu ambiente de trabalho.

E se alguém já está puxando seu tapete ou você já identificou a problemática, siga estas dicas que irão ajudar você a lidar com a situação.

1- Falaram mal de você

O melhor a se fazer é falar diretamente com a pessoa, mas não com o intuito de afrontar, mas sim compreender. Chegar já armado, querendo tirar satisfação pode piorar a situação e gerar conflitos. Além do mais, você pode ter feito algo que prejudicou alguém e não se deu conta, assim, corrigirá erros que comete de forma desapercebida.

2- Roubaram crédito de sua ideia

Sempre ao mandar e-mail com suas idéias, compartilhe com cópias para superiores. Assim terá garantias e todos irão participar do processo. Lembre-se que o mais importante é que seu superior saiba que o projeto é seu, não pense em vaidades, busque resultados. No caso de conseguirem tomar sua ideia, questione a sua origem em reuniões, questione o que a mesma apresenta e demonstre estar mais preparado para o assunto. Com certeza o responsável irá corrigir os créditos da ideia.

3- Passaram por cima de você

Quando fazem este tipo de ação, em geral usam da mentira para inventar situações que justificam não ter deixado você a par de alguma situação. A desculpa é dizer que você não leu e-mail, não deu atenção a algum aviso ou recusou participar de alguma decisão. Neste caso o indicado é questionar o colega de trabalho na frente dos demais, a fim de demonstrar que na verdade você se interessa e muito pelo assunto e transparecer que na verdade você foi excluído do processo.

4- Tiraram você de um projeto importante

Neste tipo de situação o melhor é chamar a pessoa para um café ou almoço e, de forma franca e amigável, questionar por que não está no projeto. Muitas vezes existe uma boa razão para isso, mas você ainda não percebeu.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.