O que foi o Golpe da Maioridade?

O Golpe da Maioridade foi uma estratégia criada pelos liberais para Dom Pedro II ocupar o trono do Brasil aos 14 anos de idade.

O Golpe da Maioridade foi uma forma encontrada pelo Partido Liberal para colocar um fim no Período Regencial (1831–1840).

Segundo a Constituição de 1824, Dom Pedro II só poderia assumir o trono quando fizesse 18 anos, em 1843. No entanto, o governo via com urgência a criação de uma estratégia que fortalecesse a autoridade do Império.

Assim, os liberais propuseram adiantar a maioridade de D. Pedro II que estava apenas com 14 anos. Um requerimento foi assinado por 40 deputados e 18 senadores, solicitando que ele assumisse o trono.

Optando por assumir o posto imediatamente, Dom Pedro II é proclamado o Imperador do Brasil no dia 23 de julho de 1840.

Golpe da Maioridade – Resumo

Após a abdicação de Dom Pedro I, o país passou a ser governado por regências (1831–1840). Assim, o Golpe da Maioridade ou Declaração da Maioridade, foi a única forma encontrada para permitir que Dom Pedro II assumisse o trono.

Desde o Primeiro Reinado (1822–1831), o país vivia uma instabilidade social e política que fez com que D. Pedro I abdicasse do trono devido às insatisfações dos brasileiros com as precárias condições de vida.

D. Pedro II tinha apenas 5 anos de idade quando seu pai renuncia ao trono, em 1831. A partir de então, o país passa a ser governado por representantes dos grupos políticos conservadores e liberais, chamados de regentes. Tanto os liberais quanto os conservadores representavam diferentes princípios.

O Brasil enfrentou, durante o período regencial, diversas revoltas:

Assim, muitos acreditavam que a instabilidade pela qual o país passava se devia à ausência de uma figura central que concentrasse em si as aptidões necessárias para governar a nação. Por isso, defendeu-se a urgência de centralizar o poder.

Foi criado, então, o Clube da Maioridade, visando antecipar o projeto da maioridade de D. Pedro II.

Em julho de 1840, D. Pedro II é declarado maior de idade e capaz de governar o Brasil. O período do seu governo foi chamado de Segundo Reinado, durando até o momento da Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.