O que foi o Plano Marshall?

O Plano Marshall foi um conjunto de medidas econômicas criadas pelos Estados Unidos para ajudar na reconstrução econômica dos países da Europa Ocidental, que foram atingidos pela Segunda Guerra Mundial.

O Plano Marshall foi um conjunto de medidas econômicas criadas pelos Estados Unidos para ajudar na reconstrução econômica dos países da Europa Ocidental no pós-Segundo Guerra.

Logo após a Segunda Guerra Mundial (1939–1945), diversos países europeus começaram a ver no comunismo a solução para os seus problemas socioeconômicos, tendo em vista a vitória da União Soviética (comunista) no conflito.

Os partidos políticos de muitos países europeus vinham se desenvolvendo. Visando impedir tal crescimento, o governo dos Estados Unidos colocou em prática um plano idealizado pelo Secretário de Estado, o general George Catlett Marshall.

O principal objetivo do Plano Marshall era impedir o avanço da ameaça comunista no mundo e fortalecer o capitalismo.

Anunciado em 1947, o Plano consistia em um amplo programa de ajuda econômica aos países capitalistas da Europa Ocidental que foram atingidos pela Segunda Guerra Mundial.

A ajuda norte-americana consistia em empréstimos a longo prazo com juros reduzidos e doações. Em troca, o mercado europeu não podia impor nenhuma restrição às empresas norte-americanas.

Calcula-se que entre 1948 e 1952, os Estados Unidos tenham fornecido, por meio do Plano Marshall, cerca de 13 bilhões de dólares para a reconstrução europeia.

Dessa maneira, em pouco tempo, o Plano conseguiu reconstruir a economia de países como a Alemanha Ocidental, França e Inglaterra.

Além disso, o Plano Marshall:

  • Fortaleceu a liderança mundial dos Estados Unidos;
  • Estimulou as exportações do país norte-americano;
  • Enfraqueceu a força do comunismo em alguns países.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.